Início do conteúdo

Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS será tema da primeira edição da UGI Itinerante


Será realizado na quarta-feira, 27 de agosto de 2025, no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o primeiro encontro da Unidade de Gestão da Integridade (UGI) Itinerante. O evento ocorrerá das 15h às 17h. São disponibilizadas 120 vagas com inscrições até 26 de agosto de 2025 por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do campus

O tema desta primeira edição será “Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS: fundamentos legais, responsabilidades e práticas institucionais” tendo como palestrante o procurador-chefe do IFRS Albert Caravaca. A pauta foi definida pela gestão do Campus Bento Gonçalves como prioritária para a abertura das atividades do projeto junto aos servidores.

“O tema escolhido é relevante para toda a instituição, inclusive para o Campus Bento Gonçalves. É fundamental manter-se vigilante e buscar a prevenção, para que assédios e violências não ocorram”, destaca o diretor-geral, Rodrigo Monteiro. “O momento também serve para que os servidores conheçam o trabalho da UGI”, finaliza. 

A programação abordará fundamentos legais e normativos, conceitos de assédio moral, sexual e importunação sexual, responsabilidades da instituição e dos servidores, jurisprudência e práticas de prevenção e repressão aplicadas no IFRS. O objetivo é capacitar os servidores para atuar na prevenção, identificação e enfrentamento de situações de assédio e violência no ambiente institucional, de acordo com a legislação vigente, diretrizes de integridade pública e atos normativos da instituição.

Sobre a UGI Itinerante 

O projeto UGI Itinerante consiste em visitas presenciais da Unidade de Gestão da Integridade aos campi do Instituto, com o objetivo de aproximar a equipe de servidores, disseminar conhecimentos sobre temas estratégicos e promover debates sobre integridade pública no contexto institucional. Os encontros são realizados mediante solicitação das unidades, e os temas são definidos pelos próprios campi. 

A ação integra o Plano de Integridade do IFRS, em vigência no período de 2024 a 2025.

Segundo Conceição Aparecida Gonçalves Destro, coordenadora da UGI na Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e uma das idealizadoras da iniciativa, o encontro no Campus Bento Gonçalves será o projeto piloto da UGI Itinerante. A previsão é que a atividade se torne contínua e que outros campi possam solicitá-la e definir os temas de acordo com suas necessidades.

Além dessa ação, o Plano de Integridade do IFRS prevê até o final de 2025 mais dois eventos: uma palestra sobre prevenção e combate ao assédio para servidores da Reitoria e o 2º Seminário de Integridade Pública, que terá como foco o mesmo tema. 

Dúvidas e mais mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ugi@ifrs.edu.br

Fim do conteúdo