Eventos
Premiações do Concurso Literário são entregues durante o Salão do IFRS
Um momento para trocar experiências relacionadas à arte de escrever e para refletir sobre os benefícios e desafios da escrita, o Circuito Literário teve a sua terceira edição na tarde de sexta-feira, 24 de novembro de 2023. A atividade integrou a programação do 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, realizado no Campus Bento Gonçalves.
O Circuito começou com um bate-papo com os autores Greicimara Ferrari, Vinícius Ferreira e Magali Lippert. Os três são servidores do IFRS e compartilharam suas vivências, falaram sobre como buscam inspiração e como se disciplinam para conseguir trabalhar com a literatura em meio às demais atividades do cotidiano, entre outros assuntos.
Greicimara é pedagoga na Pró-reitoria de Ensino e em 2021 publicou seu primeiro livro: “Simplesmente Rara”. Vinícius é professor de Computação do Campus Feliz e seu primeiro livro, chamado “Meu pai robô”, foi lançado em 2023. Magali é professora do Curso Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre e em 2021 foi agraciada com o Prêmio Uirapuru por seu original de contos “A Casa de Estudantes”.
Estudantes são premiados
Durante o Circuito Literário ocorreu ainda a entrega de troféu aos três primeiros colocados em cada categoria do III Concurso Literário do IFRS. Este ano, o concurso recebeu 182 textos escritos por estudantes do IFRS, com tema de livre escolha. O número representa um crescimento considerável em relação à edição anterior, em 2021, que registrou 82 trabalhos inscritos.
O troféu foi entregue pelo pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini. Confira os vencedores:
CONTO
1º Marilice Strada da Fonseca, Campus Alvorada – “Vivendo o dia”
2º Marcel Fernando da Silva, Campus Restinga – “Nequinha”
3º Iago Spellmeier Zuchi, Campus Bento Gonçalves – “Acidente da matéria”
POEMA
1º Marcius Andrei Ullmann, Campus Feliz – “Tela de pintar”
2º Julia Helena Breitkreitz, Campus Erechim – “Mera convencionalidade”
3º Júnior Eduardo Ceccato Censi, Campus Farroupilha – “Canção do Guerreiro”
HAICAI
1º Claudia Willrich Klein, Campus Ibirubá – “Origem”
2º Milena Rolim Seibel, Campus Osório – “Palavras”
3º Iago Spellmeier Zuchi, Campus Bento Gonçalves – “Haicai”
CRÔNICA
1º Giórgia Brisotto, Campus Farroupilha – “A menina da cadeira à frente”
2º Gabriela Guarda Bés, Campus Veranópolis – “O filho de Odin”
3º Sibélis Ana Valgoi, Campus Bento Gonçalves – “Ninguém mexe na minha magrela”
Os dez textos melhores classificados em cada categoria serão publicados em um livro digital. As atividades são organizadas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRS.