Prelúdio celebra 40 anos de música e história com show no dia 18 de novembro

Cartaz Projeto Preludio - 40 anos de música. Teatro do SESC, 18 de Novembro às 20h. Avenida Alberto Bins nº 655 em Porto Alegre.

Programa de extensão do IFRS que ensina música para crianças e adolescentes reunirá ex-alunos e professores em noite festiva.

No dia 18 de novembro, o palco do Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665) receberá o concerto “40 anos de Música” do Projeto Prelúdio, reunindo artistas que tiveram sua trajetória vinculada ao destacado projeto cultural da capital gaúcha. No roteiro, nomes reconhecidos pelo público como: Adriana Deffenti, Andréa Cavalheiro, Caroline Abreu, Izmália, Jean Presser, Nina Nicolaiewsky, Leandro Maia, Simone Rasslan, dentre outros ex-alunos e professores, que se apresentarão em duos, trios e quartetos.

Iniciado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1982 – sob a batuta da professora Nídia Kiefer, e sediado no Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul  (IFRS), desde 2009, o Projeto Prelúdio participou da formação musical de centenas de crianças e adolescentes em quatro décadas. Tendo como norte uma proposta pedagógica musical inclusiva, na qual a prática musical seria a parte mais importante do processo, o Projeto Prelúdio chegou a ofertar aulas de nove instrumentos distintos ao seu público e ter participação efetiva no circuito cultural do estado.

No IFRS, o Prelúdio tornou-se um programa de extensão permanente e inaugurou sua sede própria, no Campus Porto Alegre, denominada “Espaço Prelúdio”. Ali são atendidas cerca de 200 crianças e adolescentes, semanalmente, através de aulas de flauta doce, flauta transversal, teclado e violão e onde ensaiam seus coros, conjuntos e bandas.

Para Iuri Correa Soares, coordenador do Projeto Prelúdio, “a data celebra a trajetória dos 40 anos do Prelúdio, reunindo artistas que passaram pelas salas de aula do projeto. Ao mesmo tempo, estamos olhando para o futuro, reconhecendo e reafirmando o papel do Prelúdio na formação cultural da sociedade de amanhã, oferecendo hoje educação musical de qualidade para crianças e jovens.”

O concerto “40 anos de Música” do Projeto Prelúdio contará com a participação de mais de 30 artistas, dentre alunos e ex-alunos, professores e ex-professores da ‘comunidade preludiana’ e terá entrada franca. Os ingressos podem ser retirados a partir de 11 de novembro na Secretaria do Espaço Prelúdio (Rua Cel. Vicente, 281), entre 9h e 19h. A realização do evento conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) do IFRS.