Início do conteúdo

Portfólio IFRS é lançado para estimular cooperação e auxiliar no atendimento de demandas da comunidade


Lançado o Portfólio IFRS

Facilitar a cooperação entre servidores do IFRS e estimular parcerias com organizações públicas e privadas são os principais objetivos do Portfólio IFRS, plataforma lançada nesta terça-feira, 20 de agosto de 2019, durante o 2º Fórum de Educação Profissional e Tecnológica da instituição. O sistema apresenta competências e expertises da instituição organizadas em três dimensões: pessoas, produções e infraestrutura.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eduardo Girotto, destaca que a ferramenta é inovadora e vai favorecer a cooperação entre servidores, apresentar o que é feito no IFRS e aproximar a instituição da comunidade externa.

Para o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFRS, Rodrigo Noll, a plataforma ajudará a dar transparência sobre as ações desenvolvidas no IFRS e permitirá que a comunidade entre em contato diretamente com servidores para potencial colaboração e parceria e também com o Escritório de Projetos do IFRS, parceiro na concepção e utilização do Portfólio na articulação de projetos inovadores. “O IFRS já é referência regional, nacional e internacional em educação e produção científica. Com o Portfólio, almejamos reforçar nosso compromisso com a comunidade colaborando para o seu desenvolvimento sustentável”, complementa.

Para ele, as possíveis novas cooperações poderão ser positivas nos territórios dos campi, direcionando ações institucionais para auxiliar na resolução de problemas da sociedade. “Isso é possível quando ouvimos necessidades e estabelecemos parcerias para o desenvolvimento de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. O Portfólio apresenta uma vitrine do que é produzido no IFRS, podendo capturar e endereçar as demandas da comunidade”, observa Noll.

O que é possível encontrar no Portfólio

Pessoas – currículos de 2.297 servidores, entre docentes e técnicos administrativos em educação, bem como os principais temas trabalhados pelos servidores.

Produções – 9.048 projetos institucionais de pesquisa, ensino e extensão; 2.004 produções técnicas; 1.996 produções bibliográfica; 1.964 produções artísticas e culturais.

Infraestrutura – 200 laboratórios, nove habitats de inovação e 130 grupos de pesquisa registrados no CNPq.

Fim do conteúdo