Início do conteúdo

Portal Rede Integra de inovação do IFRS é lançado na semana da EPT


Foto: Thiago Sousa

Ferramenta permite busca por pessoas, ambientes de inovação, laboratórios de tecnologia e serviços em 33 instituições da Rede Federal. Portal é parceria do MEC com o IFRS

Na quinta-feira, 19 de outubro de 2023, foi lançada a Rede Integra de Inovação, uma ferramenta de busca que reúne portais de 33 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Fruto da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), desenvolvedor do portal, com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). 

A cerimônia de lançamento ocorreu durante o primeiro Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), evento da3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

A ferramenta é um mecanismo de busca para encontrar pessoas, ambientes de inovação, laboratórios de tecnologia e serviços em instituições da Rede Federal para atender as demandas do setor produtivo e difundir conhecimento. Das 33 instituições da Rede Federal que aderiram ao portal Rede Integra de Inovação, 31 são Institutos Federais (IFs) e duas são Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). 

 

Integração de informações

De acordo com o secretário de educação profissional do MEC, Getúlio Marques Ferreira, o portal é uma oportunidade de integrar informações e contribuir para o desenvolvimento da gestão da inovação. “É uma ferramenta que integra tudo o que se tem nos nossos processos. Isso é só o começo, espero que essa rede se estenda para o Brasil todo e conte com a participação das demais instituições da Rede Federal”. 

Para Júlio Xandro Heck, reitor do IFRS, o lançamento da Rede Integra permitirá à sociedade enxergar as potências de pesquisa, de extensão, de inovação e de desenvolvimento de projetos da Rede Federal. “Somos uma rede reconhecida e respeitada pelos cursos que oferecemos, mas temos muito mais do que isso: nós desenvolvemos projetos em todo o país, estamos presentes em mais de 560 municípios e, pela primeira vez, teremos um grande portal que apresentará para a sociedade brasileira o que é feito em cada uma das nossas unidades”. 

 

Seminário 

Durante três dias, professores, técnicos-administrativos, gestores e estudantes de todo o país participam do Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo, com o objetivo de criar um ecossistema de inovação na EPT, além de debater desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da educação profissional e tecnológica. O encontro foi dividido em três eixos: iniciação tecnológica; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e empreendedorismo de base tecnológica. 

 

Semana da EPT

A 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada de 16 a 22 de outubro, conta com a apresentação de mais de 280 projetos nos estandes, além de ofertar oficinas rápidas para o público, área exclusiva sobre inovação e debates sobre EPT. Com o tema “Futuro conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, essa edição contabiliza a participação de mais de 50 instituições ofertantes desta modalidade de ensino. 

Mais informações estão disponíveis no site do evento. 


Matéria editada da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec

Fim do conteúdo