Plano de Logística Sustentável do IFRS pode ser acompanhado por painel

Cartaz com o texto: Plano de Logística Sustentável do IFRS.

Para fortalecer o compromisso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) com a preservação ambiental e racionalização de gastos no serviço público, foi implantado o Plano de Logística Sustentável (PLS). Um dos objetivos principais é a promoção de práticas e de consumo ambientalmente sustentável entre servidores e a comunidade acadêmica.

Sobre o plano de gestão sustentável do IFRS:

O plano atual de gestão de logística sustentável do IFRS compreende os anos de 2019 a 2023 e foi constituído a partir de três fases:

– A elaboração de um diagnóstico que ilustrou a situação do IFRS com relação à sustentabilidade;

– A formação de uma equipe gestora, responsável por elaborar, monitorar, avaliar e revisar o PLS; e

– A constituição de comissões em todas as unidades do instituto, com a atribuição de contribuir com a elaboração do diagnóstico, definir iniciativas, metas e indicadores referentes aos temas propostos.

O plano apresenta ações e práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços. Para cada tema, é proposto um objetivo específico avaliado por meio de indicadores e metas, de modo a acompanhar a evolução das ações propostas. O PLS está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da instituição. Nesse sentido, seu objetivo principal é “aprimorar e consolidar a política de sustentabilidade ambiental”.

Em um painel, que serve como ferramenta para visualização e acompanhamento de dados, é possível conferir as dimensões (temas em que se baseia o Plano), filtrando por unidade, objetivo estratégico e  ano.

Confira as sete dimensões:

– Material de consumo: papel para impressão, copos descartáveis e cartuchos para impressão;

– Energia elétrica;

– Água e esgoto;

– Coleta seletiva;

– Qualidade de vida no ambiente de trabalho;

– Compras e contratações sustentáveis: obras, equipamentos, serviços de vigilância, de limpeza, de telefonia, de processamento de dados, de apoio administrativo e de manutenção predial; e

– Deslocamento de pessoal, considerando todos os meios de transporte, com foco na redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes.

Durante o mês de julho devem ser coletados os dados referentes ao primeiro semestre de 2023 e, em dezembro, do ano todo. Atualmente, podemos conferir no painel, os dados referentes ao ano de 2022 Nos anos de 2019 a 2021 não foi possível a medição de resultados em razão da pandemia de Covid-19, visto que, todas unidades retornaram integralmente às aulas presenciais no ano de 2022