Início do conteúdo

Planejamento de cursos e vagas do IFRS é coordenado e sistematizado por Comissão Temática do PDI


Cartaz - PDI IFRS 2024-2028. Planejamento da oferta de cursos e vagas e pauta dos planos de desenvolvimento institucional.

A Comissão de Oferta de Cursos e Vagas do PDI 2024-2028 têm o desafio de coordenar junto às Comissões Locais de cada campus o planejamento do quadro de ofertas dos cursos técnicos, superiores de graduação, pós-graduação e formação inicial ou continuada.

A Comissão Temática de Oferta de Cursos e Vagas (OCV) do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 do IFRS têm o desafio de coordenar e sistematizar o planejamento das ofertas de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e Formação Inicial ou Continuada (FIC). Esse trabalho está sendo feito junto às 17 Comissões Locais do PDI 2024-2028 dos campi, no período de 9 de março a 15 de setembro de 2023.

A coordenadora da OCV, Bianca Moro, explica que “para que esse planejamento esteja alinhado às demandas locais, cada campus está realizando um diagnóstico dos cursos planejados no PDI 2019-2023 e analisando o perfil socioeconômico, político e cultural do território, a partir de dados oficiais”. As principais fontes utilizadas para esse levantamento estão disponíveis no Guia para Elaboração do PDI.

Bianca salienta que, a partir das diretrizes estabelecidas no plano de trabalho da comissão temática, as Comissões Locais se tornam protagonistas na construção do planejamento da oferta de cursos e vagas, enquanto a comissão temática fica responsável por acompanhar, orientar, articular discussões e sistematizar as contribuições para a nova redação do capítulo “Cronograma de Oferta de Cursos e Vagas”. 

Além da análise do perfil do território, as comunidades também serão ouvidas. “Cada campus elaborou uma metodologia própria de escuta à comunidade, alguns a farão através de formulários, outros por meio de audiências públicas e reuniões com segmentos específicos das unidades. Os elementos levantados junto à comunidade, assim como aqueles identificados pelas análises do diagnóstico dos cursos planejados no PDI 2019-2023 e do perfil socioeconômico, político e cultural do território orientarão o planejamento de novos cursos para o ciclo 2024-2028”, acrescenta Bianca. As propostas para a oferta de novos cursos, no entanto, deverão ter como base a lei de criação dos institutos, levando em conta a verticalização do ensino, com a oferta de cursos na educação técnica, tecnológica, superior e pós-graduação, além de cursos de extensão.

Outro direcionador fundamental para constituir as propostas das Comissões Locais são as orientações da análise dos indicadores da Plataforma Nilo Peçanha. Neste sentido, a Reitoria emitiu, no dia 30 de maio, o Ofício Circular n° 5/2023, documento importante para conduzir as discussões desse momento de planejar a oferta futura de cursos nos campi. “Ele traz um conjunto de ações para superar os impactos negativos verificados nos indicadores de 2022”, os quais serão observados no diagnóstico em conjunto com a evolução dos indicadores em anos anteriores, explica Bianca.

Os prazos sugeridos para cada etapa podem ser acompanhados no Open Project (Gestão de Projetos, que está sendo utilizado pelas comissões como ambiente de comunicação para o acompanhamento dos trabalhos), mas o marco final do trabalho das comissões locais será no dia 1º de setembro de 2023. Finalizado o prazo dessas comissões, a comissão temática terá até 15 de setembro de 2023 para finalizar a redação do capítulo. “A comissão temática de OCV tem acompanhado os trabalhos das comissões locais e fornecido informações sempre que uma tarefa é concluída no OpenProject, a fim de construirmos juntos este processo de planejamento e identificarmos possíveis melhorias no decorrer das atividades”, conclui Bianca.

Confira junto ao seu campus de que forma poderá contribuir e acompanhe quais serão as próximas ações relacionadas à Oferta de Cursos e Vagas do PDI 2024-2028. Não deixe de acompanhar o site do PDI. Nele você encontrará atas das reuniões de comissões, últimas notícias do que está acontecendo nos campi, comunicados da comissão temática e o cronograma das atividades. 

 

Confira abaixo a composição da Comissão
  • Coordenador – Representantes Prodi: Bianca Eloize Moro e Letícia Martins de Martins
  • Membro – Representante do Codi: Alexandro Magno dos Santos Adário
  • Membro – Representante do Coen: Mário Augusto Correia San Segundo
  • Membro – Representante do Coex: Marcos Daniel Schimidt de Aguiar
  • Membro – Representante do Coppi: Médelin Marques da Silva
Fim do conteúdo