Permanência, êxito e pertencimento dos estudantes marcam o 9° Seminário de Educação Profissional e Tecnológica

Estudante apresentando trabalho aponta para quadro em em sala de aula.

O IFRS se propõe a oferecer ensino humanizado, crítico e cidadão. E foi com base nesse compromisso que, na manhã desta sexta-feira, 04 de novembro de 2022, ocorreu o 9º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept).

O Semept faz parte da programação do 7º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS e contou com a apresentação de 171 trabalhos. Os projetos tiveram como ponto central a discussão de temáticas que contribuem para a permanência, o bom desempenho escolar e o sentimento de pertencimento dos estudantes.

Os trabalhos trouxeram para discussão temas como ações de monitoria; apoio pedagógico e reforço escolar; ações afirmativas e diversidade; saúde física e psicológica dos estudantes. Também foram abordadas a implantação de laboratórios e clubes temáticos; a inclusão digital e a inserção de alunos em atividades artísticas, culturais e desportivas.

O estudante bolsista Kallel Pereira Garcia, do Campus Restinga, menciona que participando de projetos de ensino percebeu que queria seguir atuando com educação na área que estuda, a eletrônica. “Pude também sentir como estou mais próximo e preparado para atuar na minha futura profissão”. Ele complementa: “é satisfatório chegar ao final de um projeto e ver os resultados, saber que contribuí para que novos alunos busquem os cursos do instituto e incentivar os que estão cursando a não desistirem durante o caminho”.

Para a pró-reitora adjunta de Ensino, Larissa Brandelli Bucco, os projetos de ensino promovem um vínculo do estudante com o curso e com a instituição. “A partir dos projetos eles conhecem uma realidade nova, e diferentes perspectivas se apresentam: eles auxiliam os colegas em monitorias e se empenham em desenvolver estratégias de ensino, se envolvem em atividades artísticas e culturais diversas, realizam atividades em laboratórios, se dedicam a projetos na área de inovação, práticas pedagógicas, diversidade e inclusão, entre tantos outros temas”.

As salas de apresentações do Semept estavam concorridas, com muitos estudantes assistindo. “Ouvimos elogios ao evento e aos trabalhos  de parte dos avaliadores. Eles relataram admiração com a qualidade dos projetos, a maturidade e a segurança dos estudantes na apresentação”, aponta Larissa.

Confira a programação completa do Salão do IFRS