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Pelo mundo: estudantes do IFRS participam de mobilidade nos EUA, Canadá e Noruega


Diversos estudantes usando máscaras em frente ao estádio de futebol Great American Ball Park.

Estudante Eyji com os colegas de mobilidade

Cinco estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão realizando atualmente mobilidade acadêmica internacional. Nos seus destinos: Noruega, Canadá e Estados Unidos. Conheça um pouco sobre essa experiência.

Estágio profissional na Noruega

Kelly Rodrigues Janoski, 31 anos, é estudante do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT), ofertado pelo Campus Porto Alegre. Ela está em mobilidade acadêmica internacional do Programa Erasmus+ na Nord University em Bodo, na Noruega. 

A estudante, que desembarcou no país em janeiro de 2022, cursará, até junho, disciplinas do programa Business and Governance in the Arctic Ela também está realizando um estágio profissional no Technology Transfer Office (TTO) da Nord University. “Parte das atividades compreendem o meu tema de trabalho de conclusão do mestrado, pois estou pesquisando sobre competências para inovação. Também estou participando de um projeto relacionado à gestão de frotas (especialmente marinhas), que está em fase de pesquisa para desenvolvimento de um software de gestão”, comenta Kelly.

Quanto a experiências e expectativas, a estudante garante ter se surpreendido positivamente em relação à estrutura e forma de organização da universidade, “além da motivação com os temas das pesquisas que está desenvolvendo no intercâmbio”.

Kelly afirma estar amando a experiência de conhecer novas culturas e outras visões das áreas, bem como temas que não faziam parte do seu dia a dia, a dinâmica de estudos proposta e a pesquisa sobre novos temas. “Como o meu curso aqui é para alunos internacionais, a possibilidade de conhecer e ter colegas de diversos países tem me inspirado bastante.  As rotinas do curso são bem intensas, mas a dinâmica de estudos proposta tem me instigado bastante a pesquisar sobre novos temas”, complementa.

Segundo a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marilia Bonzanini Bossle, “essa colaboração e o intercâmbio têm uma grande importância para o IFRS, para o mestrado Profnit, em mais uma ação de internacionalização e, de forma inestimável, para a estudante, que está tendo a oportunidade de vivenciar uma nova cultura, cursar disciplinas, realizar estágio profissional e avançar na sua pesquisa de mestrado”.

 

Saint Patrick’s Day e Carnaval no Canadá

Outros estudantes em mobilidade acadêmica são Fernando Luiz Semeler Palha e Rafael Luiz Casa, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Farroupilha. Eles foram aprovados para bolsa referente a seleção interna de estudantes do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), programa promovido por um edital do governo canadense, do qual participaram alunos de diferentes países. Estão entre os cinco estudantes aprovados no Brasil e frequentam as aulas no Sault College, em Sault Ste. Marie, Ontário, Canadá.

Fernando,  23 anos, está em mobilidade acadêmica desde janeiro de 2022 e retorna em maio. Está cursando Electrical Engeneering Proccess – Proccess Control Technology no Sault College. Para ele, a experiência está sendo muito enriquecedora. Ele relata que, em nível acadêmico, “os professores são incríveis, todos muito atenciosos”. Já nas questões culturais, ele conta que está aproveitando o melhor do inverno: esquiando, escalando gelo e aproveitando a cultura local. “É  a primeira vez que comemoro Saint Patrick’s Day, e tivemos até um Carnaval aqui!” completa o estudante. 

Estudo intenso e aula prática nos Estados Unidos

Os estudantes Eyji Koike Cuff, do curso superior de Engenharia de Produção do Campus Caxias do Sul, e Rafaela Schoeitzer Elias, do curso superior de Engenharia de Alimentos do Campus Erechim, foram selecionados entre oito candidatos aprovados pelo Consulado Geral dos Estados Unidos, responsável pelo programa Community College Initiative (CCI), para estudar nos Estados Unidos da América. As atividades iniciaram em agosto de 2021 e o retorno está previsto para maio de 2022.

Eyji Koike Cuff, 24 anos, está cursando “Industrial internet of things technician”, no Sinclair Community College, em Dayton, Ohio – Estados Unidos. Ele afirma que a experiência está sendo muito boa, mas requer estudo intenso e bastante leitura para aplicar em práticas durante a aula. “O programa foi além das minhas expectativas, introduzindo muitas diferenças culturais, com participantes do mundo todo, e abrindo várias perspectivas, que só a diversidade cultural proporciona”, comenta.

“Estou gostando bastante da experiência de mudar de campo. Aqui estou na área de Engenharia Elétrica e tenho certeza que vou fazer um mestrado na área. Os laboratórios são muito bem equipados. Até para disciplinas de TI temos máquinas virtuais à disposição que permitem realizar os trabalhos de casa”, afirma Eyji.

Quer participar de Mobilidade Acadêmica?

As atividades de mobilidade estudantil internacional estão retomando gradualmente, após o período crítico da pandemia de Covid-19, explica a assessora de Assuntos Internacionais, Viviane Campanhola Bortoluzzi. “Estamos retomando com os cuidados necessários, mas oportunizando que nossos estudantes conheçam novas culturas, vivenciem o dia a dia em um novo país e enriqueçam seus currículos”, afirma.

Os alunos do IFRS interessados em participar de oportunidades de seleção, podem se preparar com antecedência para as candidaturas, que são divulgadas no site do IFRS. “Os testes de proficiência (em língua estrangeira) são exigidos na maioria dos editais e normalmente não tem como fazê-los em um curto período”, observa Viviane. Além do domínio de uma língua estrangeira,  ela lembra que os editais valorizam a participação dos estudantes em projetos de ensino, extensão e  pesquisa. Então, participar de projetos no seu campus é outra forma de enriquecer o currículo e já se preparar para uma futura experiência de mobilidade internacional. 

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