Início do conteúdo

Participantes do Salão do IFRS podem se inscrever para Oficina de Equoterapia 


A Oficina de Equoterapia é uma das novidades do 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, que ocorre nos dias 23 e 24 de novembro de 2023 no Campus Bento Gonçalves. A atividade será realizada nos dois dias do evento e contará com uma prática com os cavalos, de forma guiada, e explicações sobre a indissociabilidade na extensão, no ensino e na pesquisa, desenvolvidas por meio do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, do Campus Sertão. A duração prevista para cada oficina é de 20 minutos. 

Serão disponibilizados três cavalos para as atividades práticas e as estações serão apresentadas e coordenadas pelos bolsistas e voluntários do projeto. A oficina ocorrerá no campo de areia, localizado ao lado do Prédio A do Campus Bento Gonçalves. Na quinta-feira, 23 de novembro, haverá ações entre as 9h e as 18h e na sexta-feira, das 9h até as 12h.

Os interessados em participar poderão se inscrever no próprio local onde será realizada a oficina, sendo possível a participação de grupos de até 20 participantes.

Segundo o coordenador do projeto, professor Marcos Antonio de Oliveira, o objetivo é oportunizar momentos terapêuticos e educacionais por meio de atividades físicas e lúdicas. A ação busca integrar saúde, interação social, estímulo de alguns sentidos e sensação de bem-estar, explica Marcos.

Sobre os benefícios da equoterapia

A equoterapia, no contexto da qualidade de vida, pode ser vista como um estímulo para a realização de atividades físicas, podendo, ainda, proporcionar melhoria nos aspectos psicológico e social. Estimula também uma relação de confiança entre os praticantes e os cavalos, bem como entre o grupo de praticantes que compartilham o mesmo espaço.

Fim do conteúdo