Paixão pela cultura gaúcha move o Encontrão de 2019

A tradição gaúcha e a integração foram celebradas no 28º Encontro Cultural Tradicionalista das Instituições Federais da Região Sul do Brasil, mais conhecido como “Encontrão”. O evento deste ano ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha – RS. A organização foi dos campi de Bento Gonçalves e Farroupilha do IFRS.

Mais de 300 pessoas de 11 instituições participaram. Do IFRS, foram os campi de Bento Gonçalves, Farroupilha, Ibirubá, Sertão e Rolante. Estiveram presentes, também, os campi Alegrete, São Vicente do Sul e Santa Rosa do IFFar e o DTG da UFSM. Do estado catarinense, participaram Concórdia e Videira, do IFC.

No “Encontrão”, são promovidas diversas apresentações artísticas, como a dança das invernadas artísticas e a música no IX
Festival da Canção Cultural Tradicionalista (Fecult), que ocorre junto ao evento. Além disso, ocorrem provas campeiras, como: truco gaudério, revezamento de mate, triatlo campeiro, tejo cultural, tiro de laço em vaca parada, prova de rédeas, artilharia campeira e cabo de guerra.

A Comissão Organizadora do evento destaca que o ponto alto foi a integração dos estudantes, por meio das equipe mistas nas provas: “Isso fortalece os vínculos de amizade, a cooperação, união e o divertimento de todos. Além disso, a prova do Tejo Cultural, introduzida este ano, também foi um destaque, por requerer dos participantes conhecimento sobre a história e costumes da nossa tradição”.

Conheça as primeiras colocações nas provas do 28º Encontrão:

SÁBADO
Revezamento de Mate
– Kauê Dalla Valle (Bento)
– Rafael Baldissera Dal’Mas (Sertão)
– Patrícia Guadagnin Voguel (Ibirubá)
– Luana Morigi (Videira)

Triatlo Campeiro
– Ricardo B. Gato (UFSM)
– Vanderlei Bizotto (Videira)
– Rafael Baldissera Dal’Mas (Sertão)
– Bruna Utzig (UFSM)
– Laís Lorenzetti (Sertão)
– Luana Morigi (Videira)

Tejo Cultural
– Ritiela Schimitz Luiz (Santa Rosa)
– Sofia Cardoso (Concórdia)
– Amarildo Júnior Barroso Vieira (Videira)
– Rafaelo Benvenutto Sichinel (Santa Rosa)
– Henrique Reinaldo (Farroupilha)
– Eduarda P. (Farroupilha)

Truco Masculino
– Rauler Robaldo Lopes (UFSM)
– Edson Furlan Júnior (Videira)
– Andrei Cristian Lusa (Concórdia)

Truco Feminino
– Andressa Piccinin (Videira)
– Thainara Lunks (Santa Rosa)
– Maria Eduarda de Souza (Ibirubá)

DOMINGO
Laço Feminino
– Rafaela Taiane Eltzs (Rolante)
– Jaqueline Goulart (Concórdia)

Laço Masculino
– Henrique de Rezende Garcia (Sertão)
– Jardel de Oliveira Caon (Videira)

Laço Patrão
– Leonardo Lemes (Alegrete)

Rédeas
– Walter Maurer Tatsch (São Vicente do sul)
– Julia da Silva Galli (Videira)

Artilharia Feminina
– Eduarda Pereira dos Santos (Videira)
– Natalia Perotoni (Farroupilha)

Artilharia Masculina
– Jonas Alex Nogueira (Sertão)
– João Vitor (UFSM)

Cabo de Guerra
– Matheus F. Parmigiani (UFSM)
– Erick Porta (Bento)
– Anna Julia M. Toigo (Rolante)
– Letícia Taufer Paixão (Sertão)
– Daniel A. R. Hohemberger (SVS)
– Arthur Dallanora (Sertão)
– Taciele Menezes (Alegrete)

FECULT – Festival da Canção Tradicionalista
1º lugar – Leonardo Kreuler Manin (Santa Rosa) – Troféu
2º lugar – Bianca Klein Carvalho (Santa Rosa)
3º lugar – Julia Grando e Gabrielli Grando (Sertão)
Os troféus de melhor acampamento masculino e feminino foram entregues para a delegação do IFRS – Campus Farroupilha.

“Além de resgatar o conhecimento e a prática do tradicionalismo, esse evento proporciona a troca de saberes e o intercâmbio cultural entre seus participantes, promovendo uma convivência respeitosa e integradora. Trata-se de um evento que articula ensino, pesquisa e extensão, pois envolve estudantes das instituições federais de ensino, mas também alunos de outras escolas da comunidade externa, que fazem parte das invernadas artísticas e das atividades promovidas pelos DTGs. Fomenta a prática da cultura e das artes do Rio Grande do Sul”, destaca a organização.