Ouvidoria
Equipe
Unidade administrativa responsável:
Equipe de Ouvidoria do IFRS, conforme Portaria IFRS nº 120, de 12 de março de 2025.
Marinalda Maria Grabalski – Ouvidora titular desde 12/03/2025 – Currículo Lattes
Margô Beatriz Nilsson – Ouvidora adjunta
Mandato: 13/03/2025 a 13/03/2028 (Previsão de Término)
Como acessar este serviço?
A forma de acesso ao serviço é, preferencialmente, online, em que o registro de todas as manifestações é feito por meio do sistema Fala.BR, disponível 24h por dia. Além disso, o atendimento pode ser feito presencialmente, por telefone e por e-mail, os quais também são canais de acesso ao serviço.
Endereço e contatos para comunicação:
Rua General Osório, nº 348, sala 703 – Centro
Bento Gonçalves/RS – CEP 95700-086
E-mail: ouvidoria@ifrs.edu.br
Telefones: (54) 3449-3352 ou (54) 3449- 3307
Horários de atendimento por telefone:
Segunda a sexta: das 08h às 12h
Quintas e Sextas: das 13h às 17h
Horários para atendimento presencial (com agendamento prévio por email ou telefone):
Quintas-feiras: das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sextas-feiras: das 09h às 13h
LINKS IMPORTANTES:
Normas e Legislação
RESOLUÇÃO CONSUP Nº 042, de 27 de outubro de 2020.
Aprova a Política de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
Instrução Normativa IFRS nº 006, de 01 de dezembro de 2022.
Regulamenta o fluxo e procedimentos para denúncia de assédios e violências, em atendimento a Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS.
Instrução Normativa IFRS nº 003, de 04 de dezembro de 2023.
Normatiza o fluxo de denúncias e comunicações, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), e dá outras providências.
Instrução Normativa IFRS nº 004, de 04 de dezembro de 2023
Normatiza o fluxo de manifestações que se classificam como elogio, reclamação, simplifique, solicitação ou sugestão, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), e dá outras providências.
Toda legislação associada à ouvidoria está consolidada no portal gov.br/ouvidorias.
Conselho de Usuários de Serviços Públicos (IFRS)
Os conselhos de usuários de serviços públicos são uma forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços, que conecta os usuários aos gestores responsáveis. Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos.
Acesse este link e obtenha mais informações sobre este assunto, inclusive sobre a forma de seleção de conselheiros de serviços públicos.
Esta ferramenta de avaliação dos principais serviços da Instituição, possui funcionalidades importantes, que permitem a extração dos dados completos obtidos nas enquetes, em forma de tabelas, o que possibilita o envio periódico destas informações aos Gestores de cada um dos serviços avaliados.
Relatórios de Gestão da Ouvidoria do IFRS:
Relatório de Gestão da Ouvidoria – 2021
Relatório de Gestão da Ouvidoria – 2022


