Olimpíadas de Matemática dos Países de Língua Portuguesa recebe inscrições

A oitava edição das Olímpiadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP) ocorrerá entre os dias 2 e 8 de setembro de 2018, na cidade de São Tomé, na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

As Olimpíadas são uma competição de matemática dirigida aos alunos do ensino médio dos países de língua portuguesa que têm como principais objetivos:

• Melhorar a qualidade do ensino e a descoberta de talentos em matemática, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico;
  • Fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos;
  • Criar oportunidade para a troca de experiências educacionais nacionais;
  • Unir e cooperar países lusófonos para a criação de instrumentos que permitam a competição de alunos numa olimpíada internacional para os países de língua portuguesa.

A organização da edição 2018 da OMCPLP é de responsabilidade da Sociedade Santomense de Matemática, da Universidade de São Tomé e Príncipe e do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe.

Inscrições:

As instituições de educação interessadas em enviar equipes, a serem formadas por até quatro estudantes, um professor chefe de delegação e um tutor dos alunos, devem confirmar a presença nas olimpíadas até o dia 20 de junho.

Aos estudantes concorrentes são exigidas as seguintes condições:

• Não ter completado 18 anos de idade até 31 de dezembro de 2017.
  • Não frequentarem o Ensino Superior.

Toda informação relativa ao evento, inclusive inscrição de equipes, poderá ser obtida através do e-mail [email protected] ou ainda através dos telefones: +(239) 9906240 I e +(239) 996 54 12.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada é uma competição de matemática que ocorre anualmente e é destinada a alunos do ensino médio dos oito países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Ela foi sediada pela primeira vez em 2011 em Coimbra. Os países participantes mandam seus times compostos de até quatro estudantes. Os participantes têm que ter menos de 18 anos e não podem estar cursando o ensino superior.