No ar: ‘Fala aí, Reitor’ com destaques do mês de abril e início de maio

Olá, colegas servidores, terceirizados e estudantes do IFRS. Compartilho com vocês o Fala aí, Reitor de maio, desta vez com um pouco do que ocorreu no IFRS no mês de abril até este comecinho de maio.

Visita aos campi Osório, Rolante, Vacaria e Alvorada

Em abril, tivemos agendas muito produtivas em Rolante, Osório, Vacaria e Alvorada. Conversamos com equipes diretivas,  estudantes e servidores. São momentos fundamentais e de grande importância para os avanços que a nossa instituição precisa. Também são oportunidades para conversar com as autoridades municipais, assinar convênios e atender à imprensa local. Nos quatro campi percebe-se uma grande preocupação com o futuro dos IFs e também com questões internas que precisam de soluções. É gratificante perceber o quanto cada um deles já evoluiu e o quanto estão inseridos nas suas comunidades. É o IFRS transformando vidas e mudando as realidades locais.

Reuniões do Conif: abril e maio

Reunião de abril: foi realizada em Maceió – AL. Em pauta, reuniões com os diretores da Setec sobre temas importantes (orçamento, vagas de professores e técnicos, documentos que estão em revisão, parcerias etc); encaminhamentos sobre alguns eventos da nossa Rede para 2019; relatos e encaminhamentos das Câmaras; discussões sobre pesquisa de egressos; entre outros temas. Em tempo: quando da reunião de abril ainda não tínhamos o bloqueio de 30% do nosso orçamento.

Reunião de maio: entre os dias 7 e 9 de maio, o Conif esteve reunido em Brasília. E tínhamos muitos temas em pauta, como é o costume. No entanto, a questão do bloqueio de 30% do nosso orçamento acabou tomando conta das discussões. Recebemos o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Ariosto Antunes Culau, e manifestamos a ele as nossas preocupações com os efeitos terríveis que este bloqueio terá no andamento das nossas atividades previstas para 2019. A estratégia adotada pelo Conif para reagir ao bloqueio de orçamento é única: trabalhar incessantemente para que seja revertido, e o orçamento recomposto na sua integralidade. Para tanto, os reitores estão buscando todos os apoios possíveis – incluindo as entidades representativas da sociedade e os nossos parlamentares – e ocupando os espaços que a mídia nos oferece para falar sobre o tema. É consenso que ou se reverte o bloqueio ou não terminaremos este ano letivo.

Reunião com o reitor da Uergs

Tive uma excelente reunião com o reitor da Uergs, professor Leonardo Beroldt. O IFRS e a Uergs têm muito para construir em conjunto! E já iniciamos tratativas que certamente renderão ótimas parcerias e benefícios para as nossas comunidades.

Visita do prefeito de Bento Gonçalves

Recebemos, na Reitoria, a visita do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. Falamos de ações, parcerias e apoio da Prefeitura Municipal para algumas demandas nossas.

Reunião Ordinária do Consup

Aconteceu no dia 23 de abril, no Campus Ibirubá, a 2ª Reunião Ordinária do ano. Pauta extensa e com vários temas de interesse sendo tratados. Recomendo acesso ao link (https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/) para mais detalhes. Meu destaque desta reunião vai para a aprovação da Política de Ingresso de Estudantes Indígenas, mais uma ousada e importante estratégia institucional de inclusão.

Até mais,

Júlio Xandro Heck