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Novo PDI aponta rumos do IFRS para os próximos cinco anos


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) tem um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que aponta os rumos para a instituição até 2023. O documento foi aprovado na última reunião do ano de 2018 do Conselho Superior e publicado no início de janeiro, com a Resolução nº 84/2018.

“Trata-se do documento mais importante da nossa instituição! É ele quem dará os rumos e caminhos que seguiremos nos próximos cinco anos. É nele que a nossa comunidade indica o IFRS que queremos. E foi construído de forma democrática e participativa”, salienta o reitor, Júlio Xandro Heck.

São mais de 400 páginas que tratam sobre as principais questões institucionais (confira abaixo a estrutura do PDI). O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo, destaca que é possível ver as projeções de oferta de cursos e vagas, quantitativo de servidores, entre outros elementos que estruturam o IFRS. “Este PDI foi construído para deixar de ser um documento de gaveta e ser efetivamente uma ferramenta de planejamento e gestão”, aponta Amilton. “A partir do PDI, o IFRS presta contas à sociedade, por isso devemos estar vigilantes às diretrizes ali estabelecidas e construídas pela coletividade”, acrescenta do pró-reitor.

Conforme a pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional, Letícia Martins de Martins, o PDI 2019-2023 propõe-se um documento dinâmico, que permita correções ou redirecionamentos, tendo em vista a medição de indicadores. “Ao final do primeiro ano do PDI serão apreciadas as medições dos indicadores propostos, assim como as metas.” Tendo em vista a metodologia proposta para elaboração do PDI 2019-2023, anualmente, será enviado ao Consup um relatório, no qual serão demonstrados os resultados alcançados nos indicadores propostos. “No primeiro relatório a ser enviado para apreciação, na reunião de dezembro de 2019, além da medição dos indicadores, serão propostas as metas para o período de 2020-2023, assim como as possíveis alterações do PDI, tendo em vista a avaliação realizada”, frisa Letícia.

Textos foram construídos coletivamente

O PDI 2019-2023 foi construído durante todo o ano de 2018, em um trabalho conduzido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) e por uma comissão central, composta por servidores de diferentes campi. Também teve a colaboração ativa de comissões temáticas e foi aberto para contribuições e sugestões da comunidade, durante eventos realizados nas diferentes unidades e por instrumentos on line que permitiram a participação.

A construção contou com a participação direta de mais de 200 servidores envolvendo a comissão central, temáticas, operacional e locais, além de 566 respostas na pesquisa de atuação, 1.739  propostas de Iniciativas para alcance dos objetivos estratégicos e 81 sugestões na consulta pública. Foram mais de 500 dias de trabalho para gerar um documento que refletisse os anseios da comunidade do IFRS. 

Em uma aba específica para o PDI 2019-2023 no site do IFRS, foi possível acompanhar o trabalho e esclarecer dúvidas. Durante todo o processo, houve divulgação de vídeos, textos e posts para informar o andamento da elaboração do documento, esclarecer dúvidas sobre o que é qual a importância do PDI e convidar a comunidade para participar da construção.

Confira a estrutura do PDI 2019/2023 do IFRS

Apresentação

Capítulo 1 – Perfil Institucional 

Capítulo 2 – Planejamento Estratégico 

Capítulo 3 – Projeto Pedagógico Institucional – PPI 

Capítulo 4 – Organização Didática 

Capítulo 5 – Cronograma de Oferta de Cursos e Vagas 

Capítulo 6 – Planejamento da Infraestrutura 

Capítulo 7 – Organização e Gestão de Pessoal 

Capítulo 8 – Assuntos Estudantis 

Capítulo 9 – Organização Administrativa 

Capítulo 10 – Políticas de Educação a Distância (EaD) 

Capítulo 11 – Capacidade e Sustentabilidade Financeira 

Capítulo 12 – Acompanhamento e Avaliação Institucional 

 

O que é o PDI e para que ele é utilizado

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um período de cinco anos, é um instrumento de planejamento estratégico e gestão que contêm missão, visão, valores, estratégias e ações para atingir aos objetivos planejados pelas instituições de ensino. Serve para orientar a instituição no planejamento de suas ações, além de ser referência para os processos de avaliação, credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao ministério de educação (MEC) e Conselho Nacional de Educação (CNE).


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