Nova gestão do IFRS é apresentada à comunidade

Compromissos com: o diálogo, a integração entre as diferentes unidades institucionais, o respeito às especificidades dos campi e com a aproximação às demandas das comunidades foram destacados nas falas dos novos gestores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A equipe que ficará à frente da instituição no período 2018 – 2020 foi apresentada à comunidade acadêmica e autoridades na tarde desta sexta-feira, 15 de junho de 2018, no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves. Eles atuarão na Reitoria, em Bento Gonçalves. A solenidade teve a presença de servidores, estudantes, familiares e autoridades.

Os gestores fazem parte da equipe do reitor pro tempore Júlio Xandro Heck, eleito por servidores e estudantes da instituição em pleito realizado no dia 8 de março de 2018. O processo eleitoral de 2018 ocorreu devido ao falecimento do reitor Osvaldo Casares Pinto, em dezembro de 2017. O reitor Júlio assume a instituição até o final do quadriênio da gestão que seria do reitor Osvaldo – fevereiro de 2020.

No evento, os discursos foram permeados por homenagens e agradecimentos ao reitor Osvaldo. Júlio agradeceu também a confiança da comunidade acadêmica e salientou que, mesmo passando por um momento difícil, a instituição soube seguir em frente de forma democrática e célere.

Desafios e compromissos

O reitor pro tempore reforçou o compromisso com a transparência, a gestão democrática, o diálogo, o respeito à diversidade e ao contraditório. Frisou os desafios do atual momento político do país, lembrando que: “mais do que nunca, teremos que exercer o nosso papel político na sociedade: o papel de defesa da Rede Federal e dos seus servidores, de impor-se nas discussões sobre os temas da educação e de denunciar os desmandos que por ventura nos sejam impostos”.

“Acredito que necessitamos de uma instituição coesa, unida, que dialogue com a sociedade e que seja firme no enfrentamento aos desafios impostos pelas condições que a conjuntura nos impõe. Acredito em um IFRS protagonista no desenvolvimento dos territórios onde estamos inseridos e na nossa capacidade de despertar o espírito científico e inovador nos nossos alunos”, disse Júlio. Salientou também que o Instituto precisa “cuidar e ouvir os estudantes, proporcionar uma formação qualificada, plural” e fez um apelo para que o movimento estudantil se constitua e seja protagonista nas discussões políticas e institucionais.

O reitor pro tempore apresentou os pró-reitores e seus adjuntos das áreas de Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi). Apresentou também os diretores de Tecnologia da Informação; Gestão de Pessoas; e Projetos e Obras; o chefe do Departamento de Comunicação e a chefe de Gabinete (veja os nomes abaixo). Todos são servidores efetivos do IFRS, que atuavam em diferentes campi, e agora conduzirão as atividades nas respectivas áreas no âmbito de todo o IFRS (Reitoria e 17 campi).

Agradecimentos e conquistas

As Pró-reitorias de Administração e a Proppi mantiveram os pró-reitores. Deixaram os cargos os pró-reitores Clarice Monteiro Escott (Ensino), Viviane Silva Ramos (Extensão) e José Eli Santos dos Santos (Desenvolvimento Institucional). Clarice falou em nome dos três pró-reitores que deixam a gestão. Ao agradecer ao reitor Osvaldo, destacou que “sua inteligência, liderança, humildade e força continuam sendo uma fonte de inspiração profissional e de vida”. Frisou que a curta gestão anterior foi marcada por um contexto político e econômico complexo, mas que foi possível testemunhar o amadurecimento do IFRS e a evolução de seus indicadores e das políticas institucionais. E que a parceria e o trabalho árduo da gestão, juntamente com a dedicação de todos os servidores, foram decisivos para esse desempenho.

Entre as autoridades presentes na solenidade estavam a reitora do IFRS no período 2009-2016, Cláudia Schiedeck Soares de Souza; diretores-gerais de campi; representantes de instituições ligadas à educação, de instituições sindicais e de comissões; o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; a secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques; o deputado federal Henrique Fontana; e o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus

Confira os nomes da nova gestão do IFRS:

Reitor pro tempore: Professor Júlio Xandro Heck (oriundo do Campus Porto Alegre)

Pró-reitora de Administração: Professora Tatiana Weber (oriunda do Campus Caxias do Sul)

Pró-reitor Adjunto de Administração:  Assistente em Administração Márcio Cristiano dos Santos (oriundo do Campus Bento Gonçalves)

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional:  Professor Amilton de Moura Figueiredo (oriundo do Campus Alvorada)

Pró-reitora Adjunta de Desenvolvimento Institucional:  Professora Letícia Martins de Martins (oriunda do Campus Rolante)

Pró-reitor de Ensino: Técnico em Assuntos Educacionais e Professor Lucas Coradini (oriundo do Campus Viamão)

Pró-reitora Adjunta de Ensino: Professora Patrícia Hubler (oriunda do Campus Canoas)

Pró-reitora de Extensão: Engenheira Agrônoma Marlova Benedetti (oriunda do Campus Bento Gonçalves)

Pró-reitora Adjunta de Extensão: Professora Daiane Toigo Trentin (oriunda do Campus Caxias do Sul)

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: Professor Eduardo Girotto (oriundo do Campus Ibirubá)