Nota sobre a 2ª Reunião Ordinária do Consup de 2019

Em relação aos fatos ocorridos no dia 23 de abril de 2019, por ocasião da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Consup), a gestão da Reitoria do IFRS vem a público manifestar seu repúdio a quaisquer pronunciamentos que desqualifiquem as lutas históricas do Movimento Negro, bem como atos ofensivos direcionados a servidores que firam o decoro no órgão máximo da instituição.
Em um contexto social em que compreendemos existir um sistema estrutural calcado em processo histórico e material que perpetua desigualdades, romper com esse paradigma através de medidas que visem a superação da desigualdade racial é um dever desta instituição.
Neste sentido, o IFRS reafirma o compromisso máximo com a execução das políticas públicas de ações afirmativas e atuações direcionadas à garantia de oportunidades equânimes que mitiguem as desigualdades sociais. Esta preocupação se reflete em nossa missão, visão e valores institucionais e é concretizada por meio do cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais com a construção de currículos que trabalhem a educação para as relações étnico-raciais; a política de cotas no ingresso discente; eventos formativos como Workshop de Diversidade e Inclusão; o fomento aos Núcleos de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (Neabis) e Núcleos de Ações Afirmativas (Naafs); e o permanente trabalho da Assessoria de Relações Étnico-raciais. Importante destacar também que na reunião acima mencionada foi aprovada, pelo Consup, a Política de Ingresso Especial e Permanência de Estudantes Indígenas, o que representa mais um avanço para a consolidação das ações afirmativas no IFRS.
Dessa forma, reiteramos a preocupação institucional com o tema e comunicamos que serão tomadas as devidas medidas administrativas para apuração dos fatos.
Gestão do IFRS