Início do conteúdo

Nota do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu com consternação o relato sobre incidente ocorrido no 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino. A gestão do IFRS reafirma seu repúdio a qualquer ato discriminatório, que não corresponde com o esforço institucional pelo combate ao racismo e pela promoção da igualdade racial. O IFRS se solidariza com todos servidores e estudantes envolvidos neste lamentável episódio.

Informamos que, tão logo recebida a denúncia, determinou-se imediato envio para apuração junto à Coordenadoria de Correição e Gestão de Processos Disciplinares. Importante destacar que, tão necessário quanto o acolhimento da denúncia, é imprescindível garantir também o direito ao contraditório e à ampla defesa. Todas as informações relatadas serão devidamente apuradas, conforme fluxo estabelecido pela Instrução Normativa de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS.

O IFRS, enquanto instituição, não vai tolerar qualquer forma de racismo. Inúmeras ações institucionais são promovidas pela Assessoria de Relações Étnico-Raciais em articulação com os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) pela defesa da diversidade na instituição, como a recente publicação da Cartilha de Enfrentamento ao Racismo no IFRS, além de ações afirmativas, formativas e pedagógicas realizadas em todos os campi. Ações de educação antirracista e que buscam estimular o respeito à diversidade e a boa convivência democrática em suas unidades serão reforçadas entre os estudantes e servidores.

Fim do conteúdo