Início do conteúdo

Nota informativa – Reunião dos três IFs do RS sobre proposta de reordenamento dos campi


Hoje, dia 9 de abril de 2018, atendendo a convite da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), os três Institutos Federais do Rio Grande do Sul, representados por seus reitores, participaram de reunião em que foram apresentados estudos preliminares acerca de proposta de reordenamento dos campi no Estado. A proposta de possível reordenamento dos campi dos IFs tem como base critérios de natureza territorial e demográfica. A questão também é discutida em outros estados brasileiros.

Na reunião, foram apresentados os estudos preliminares feitos pela Setec e foi solicitado que os três IFs gaúchos analisem o atual ordenamento e proponham, se assim entenderem, proposta de novo ordenamento. O tema será discutido na reunião do Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), que ocorrerá de terça a quinta-feira (10 a 12 de abril de 2018), e nas comunidades acadêmicas dos três Institutos Federais do Rio Grande do Sul.

Os IFs do RS manifestam posicionamento contrário a qualquer proposta que permita a alteração da Lei n° 11.892/2008, considerando o atual contexto político e de ano eleitoral, o que pode colocar em risco os princípios estruturantes, os objetivos e as finalidades dos Institutos Federais.

Carla C. Jardim, reitora do IFFar

José Eli S. dos Santos, reitor substituto do IFRS

Flávio Nunes, reitor do IFSul

Júlio X. Heck, reitor eleito do IFRS

Fim do conteúdo