No ar, a edição de fevereiro do “Fala Aí, Reitor”

Olá colegas e estudantes do IFRS. Vamos ao  “Fala aí, Reitor” com os acontecimentos de janeiro de 2018 no IFRS. Boa leitura!

Visita ao Projeto EcoViamão

Tive a oportunidade de conhecer um dos muitos projetos de extensão do IFRS: o EcoViamão, que é executado pelo Campus Viamão. O projeto envolve muitos atores e tem várias frentes: matriz agroecológica do Assentamento Filhos de Sepé; hortas escolares agroecológicas; oficinas de formação; fomentos aos povos tradicionais. Na oportunidade também conhecemos o Assentamento Filhos de Sepé e o Refúgio da Vida Silvestre Banhados dos Pachecos. É o IFRS presente nas comunidades!

Posse coletiva de docentes

Em uma cerimônia de posse coletiva, o IFRS recebeu 64 novos professores, os quais ficarão lotados em 15 dos nossos campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria e Viamão. Com o ingresso destes novos docentes os campi consolidam os seus cursos e também conseguem aumentar a oferta de vagas.

Reunião com vice-governador do Estado

Tivemos a oportunidade de apresentar ao vice-governador do Rio Grande do Sul e Secretário de Segurança Pública, Sr. Ranolfo Vieira Júnior, o “Projeto Alvorada”. Trata-se de uma ação em parceria entre o IFRS e o Ministério da Justiça que visa promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. Um projeto extremamente relevante e que atende aos objetivos dos Institutos Federais.

Visita e reunião com prefeito de Bento Gonçalves

Estive reunido com o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. Foi uma visita para apresentar um pouco das atuais ações do IFRS e também para alinhar futuras parcerias. Além disso, é fundamental que possamos contar sempre com o apoio da cidade que abriga a nossa Reitoria e um dos nossos campi.

Reunião extraordinária do Conif

Em janeiro, tivermos reunião extraordinária do Conif (Conselho dos reitores das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). A pauta foi dedicada à análise de conjuntura e do novo governo, o cenário legislativo e, principalmente, a análise do Projeto de Lei (PL) 12.279/2019, que, entre outras coisas, propõe algumas alterações significativas na lei de criação dos Institutos Federais (Lei 11.892/2008). Quanto a este PL, a posição do Conif é que sua tramitação seja suspensa imediatamente e foi essa a posição que levamos ao novo Secretário da Setec, solicitando que o Executivo o retire da pauta Legislativa. Ainda sobre o referido PL, no que diz respeito especificamente à criação do “técnico administrativo substituto”, o Conif entende que possa ser uma boa medida, desde que para situações bem específicas e que não implique em precarização da carreira (que seja nos moldes do que ocorre hoje com os docentes). No entanto, entendemos que este tema deva ser regulamentado em dispositivo próprio e dissociado da lei de criação dos IFs.

Reunião com servidores da Reitoria

Tivemos um momento bem importante de conversa com os colegas da Reitoria sobre o Projeto de Lei (PL 11.279/19), tema já abordado acima. Foi uma oportunidade de ouvir as impressões dos colegas e de compartilhar ideias e preocupações sobre o tema.

Reunião com sindicato: Assufrgs

A primeira agenda oficial do ano de 2019 foi com um dos nossos sindicatos: a Assufrgs. Além da apresentação da nova coordenação do sindicato, tratamos de temas de interesse dos colegas técnico-administrativos e das perspectivas para o ano que se inicia, tanto na nossa instituição quanto no cenário nacional.

Até mais,

Júlio Xandro Heck