Início do conteúdo

Mudanças no Google Meet para videoconferências


A plataforma Google Meet, que permite a realização de videoconferências, terá alterações a partir de 30 de setembro de 2020. Na modalidade G Suite for Education, utilizada no IFRS a partir do e-mail institucional (@ifrs.edu.br ou @seucampus.edu.br), haverá limitações para alguns recursos avançados. São funcionalidades que estavam liberadas desde o primeiro trimestre do ano devido à pandemia de coronavírus e agora voltam a ficar restritas.

Google Meet no IFRS

O IFRS é membro dos serviços G Suite for Education da Google. A partir de 30 de setembro, haverá limitações em relação ao uso atual nessa modalidade. Mesmo assim, acessando o Google Meet pelo e-mail institucional, os servidores encontram um conjunto de funcionalidades mais amplo do que usando o @gmail.com.

Entre as principais alterações está o limite nas salas de videoconferência, que passará para cem participantes (atualmente é de 250 participantes por sala). Outra mudança será a impossibilidade de transmissão da reunião ao vivo diretamente da plataforma (será necessário utilizar uma ferramenta e transmitir para outras plataformas, como o YouTube).

A Google anunciou também mudanças previstas para ocorrer ainda em 2020, mas sem data marcada, nas gravações de videoconferências realizadas pelo Meet. Os arquivos gerados a partir dessas gravações serão temporários, com duração de até 30 dias. Esse arquivo poderá ser compartilhado apenas para e-mails do mesmo domínio do criador da videoconferência (@ifrs.edu.br ou @seucampus.ifrs.edu.br) e não será permitido fazer o download.

Lembrando que, para um convidado acessar uma conferência do Google Meet, é necessário que tenha um e-mail @gmail.

Webconferência RNP

Outra ferramenta institucional disponível para videoconferências é a Webconferência RNP, a ferramenta oficial do IFRS para a realização de reuniões e que também pode ser utilizada para as atividades pedagógicas não presenciais síncronas.

Cada servidor tem à disposição uma sala própria e com endereço fixo na RNP, que pode ser utilizada com até 75 participantes. Em alguns campi, está disponível a integração da Webconferência RNP com o Moodle, e o professor pode inclusive criar uma sala de aula da mesma forma que adiciona um conteúdo ou atividade (a funcionalidade é conhecida como BigBlueButton).

 

Confira e compare algumas funcionalidades:

Característica Conferênciaweb RNP Google Meet (considerando a partir de 30/09)
Acesso à sala Aprovação a cada convidado ou liberar a entrada de todos a cada sessão Necessita de e-mail @gmail ou vinculado (como @ifrs.edu.br e @seucampus.ifrs.edu.br). É necessária a aprovação a cada convidado se o e-mail for de outro domínio
Link Fixo, se fornecido diretamente pelo servidor Variável
Limite de participantes 75 100
Limite de câmeras, telas e microfones abertos simultaneamente 12 Não informado
Compartilhamento de tela Sim Sim
Levantar a mão Sim Não
Enquete Sim Não
Bloco de anotações Sim Não
Chat privado Sim Não
Passar slides na mesma tela que visualiza os alunos e chat Sim Não
Cronômetro Sim Não
Sala privada Sim Não
Gravação temporária Não Sim
Download do vídeo gerado Em fase de descontinuidade
Integração com o Moodle Sim (verificar se o seu campus disponibilizou) Não
Acesso Via navegador em qualquer dispositivo Em computadores pode ser via navegador; em tablets e celular exige aplicativo Meet. Para ambos os casos é preciso ter conta Gmail.
Transmissão ao vivo pela própria ferramenta Sim Não

 

Fim do conteúdo