Mestrados do IFRS registram aumento de nota em avaliação da Capes

Banner com a frase: Pós-graduação - Curso de mestrado registram aumento de nota em avaliação da Capes.

Os mestrados profissionais em Informática na Educação (MPIE) e em Tecnologia e Engenharia de Materiais (PPGTEM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) aumentaram a nota na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ambos subiram de três para quatro, em uma escala que vai até cinco. A avaliação é quadrienal refere-se ao período de 2017-2020, mas foi finalizada no ano de 2022.

Conforme a chefe do Departamento de Pós-graduação do IFRS, Jaqueline Morgan, este aumento representa o reconhecimento da qualidade dos Programas de Mestrado do Instituto, que passaram pela primeira vez por um ciclo avaliativo completo, já que iniciaram as atividades em 2015. “Com isso, demonstram que estão caminhando para a excelência. Para a instituição, esses resultados são motivo de orgulho e refletem a dedicação do corpo docente, discentes e técnicos-administrativos envolvidos com os cursos”, defende.

Jaqueline conta que, juntamente com as coordenações dos mestrados, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação tem dedicado atenção ao processo avaliativo. “São promovidos eventos sobre o tema, realizadas constantes análises das fichas de avaliação e revisadas as informações submetidas à Plataforma Sucupira. Dessa forma, todas as boas práticas e atividades desenvolvidas nos cursos estão registradas”, conclui.

Os cursos de mestrado em rede, ofertados conjuntamente no IFRS e em outras instituições, mantiveram suas notas. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Campus Porto Alegre segue com nota três. O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT) – Campus Porto Alegre, com nota quatro. E o Mestrado em Matemática em Rede Nacional (Profmat) – Campus Canoas com nota cinco.

Sobre a avaliação

O Sistema de Avaliação é desenvolvido e conduzido pela Capes e resulta na permanência ou não dos cursos de mestrado e doutorado no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A avaliação quadrienal contempla a análise dos programas de pós-graduação no período de 2017 a 2020. Porém, o processo avaliativo deste ciclo teve paralisação determinada pelo Poder Judiciário, tendo seu início em dezembro de 2021. As notas finais foram liberadas para divulgação em dezembro de 2022.

Os mestrados do IFRS

O IFRS oferece cursos de mestrado profissional gratuitos voltados para a capacitação mediante o estudo de técnicas e processos que atendam a alguma demanda do mundo do trabalho. Os cursos objetivam formar profissionais com alto nível de qualificação, comprometidos com o avanço do conhecimento. Tempo estimado de duração: 24 meses

Conheça todos os cursos em https://ifrs.edu.br/cursos/