Mestrado gratuito em Matemática no Campus Canoas está com inscrições abertas

Card com o texto: Mestrado gratuito. Matemática - Campus Canoas - Inscrições até 30 de setembro.

Estão abertas até as 17h do dia 30 de setembro de 2024 as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O curso ofertado gratuitamente pelo Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)  oferece 15 vagas. É destinado para professores em exercício da docência de Matemática das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área. Os interessados devem acessar o edital e após o sistema de inscrição.

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição para participar do processo de seleção é de R$ 82,00 e deverá ser pago por meio de boleto bancário l, emitido no momento do preenchimento do formulário de inscrição.

Exame Nacional de Acesso

Os candidatos serão selecionados mediante realização do  Exame Nacional de Acesso (ENA).  A prova contará com 30 questões de múltipla escolha e terá o objetivo de avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a verificar o domínio matemático necessário para o ingresso no programa.

As provas de seleção serão realizadas presencialmente no dia 19 de outubro de 2024, das 14h às 17h, no horário oficial de Brasília. Os locais de prova serão divulgados até o dia 11 de outubro, sendo responsabilidade do candidato acompanhar o site do programa para verificar essa informação.

Matrículas e Início das aulas

Após os resultados do exame, os candidatos selecionados deverão ficar atentos às publicações no site do programa para verificar os procedimentos para realização da matrícula.

As aulas terão início no primeiro semestre de 2025 e serão realizadas no Campus Canoas nas quartas e sextas-feiras no turno da noite.

Sobre o Profmat

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O Profmat  visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

Acesse a página do Profmat Campus Canoas