Mestrado em Viticultura e Enologia do Campus Bento Gonçalves recebe inscrições até 15 de maio

Cartaz de divulgação do Mestrado em Viticultura e Enologia. 30 vagas com inscrições até 15 de maio. No cartaz imagem em preto e branco de uma estudante de coque, vestindo calça jeans e camiseta.

O prazo para inscrições de candidatos no Processo Seletivo para Ingresso no curso de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia está aberto até o dia 15 de maio de 2023.

O curso é presencial, com duração máxima de 24 meses, nos campi Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Neste processo seletivo são ofertadas 30 vagas, no total, distribuídas da seguinte forma: 20 no Campus Bento Gonçalves do IFRS e 10 no Campus Urupema do IFSC. As vagas em cada uma das instituições serão distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE):

– Tecnologias em Viticultura e Enologia;

– Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura.

O processo seletivo destina-se a profissionais graduados, em cursos de bacharelado ou de tecnologia, nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, preferencialmente com experiência no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola e é aberto a brasileiros e estrangeiros. Entretanto, títulos obtidos no exterior deverão atender à legislação brasileira vigente, apresentando revalidação de diploma.

Os interessados devem ler as informações completas no Edital Nº 8/2023

Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é: [email protected].

Sobre o PPGVE

É um programa de pós-graduação stricto sensu Profissional, em forma associativa, em Viticultura e Enologia, conferindo o título de Mestre. Tem como objetivo capacitar profissionais no setor vitivinícola, aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

É um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses, coordenado pela Comissão Acadêmica Geral, que tem como sede o Campus Bento Gonçalves do IFRS. O Campus Urupema do IFSC, integra o PPGVE como Instituição Associada.

Cada Instituição, Sede ou Associada, é responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Assim, as Instituições que integram o PPGVE são responsáveis, por intermédio da coordenação local e do colegiado, por toda a gestão local do Programa, observando a disciplina acadêmica do curso e da Instituição, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até a divulgação de regras e procedimentos para o ingresso e matrícula.

Saiba mais em pos.ifrs.edu.br/ppgve/

Texto Comunicação do Campus Bento Gonçalves, editado pela Comunicação da Reitoria