Início do conteúdo

Mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS abre inscrições para novos alunos


Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) lança edital de seleção de estudantes para o segundo semestre de 2024. São ofertadas duas vagas para aluno regular e cinco vagas para aluno especial.

• Leia aqui o edital e os anexos

Assim como os demais cursos do IFRS, o mestrado não tem mensalidades, mas para concorrer a uma das vagas é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 60,00. É possível solicitar isenção do pagamento da taxa até 14 de junho de 2024. A gratuidade é para pessoas interessadas que comprovem ser membro de família em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no que confere a renda abaixo de 1,5 salário mínimo per capita mensal. Veja como solicitar a isenção no edital específico.

O período de inscrições para a seleção vai de 14 a 28 de junho de 2024. A inscrição ocorre por meio do formulário eletrônico, no link que consta do edital, e o candidato deve anexar os documentos solicitados, incluindo o pré-projeto de pesquisa e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Confira todas etapas da seleção e outras informações no edital.

Sobre o Mestrado

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS tem Conceito 4 na avaliação da Capes e é multicampi: com aulas nos campi Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz do IFRS. Possui duas linhas de pesquisa:

• Desenvolvimento de Materiais de Engenharia: esta linha de pesquisa científico/tecnológica propõe o estudo de novos materiais, novas aplicações ou melhoria de materiais conhecidos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos materiais, considerando seus impactos ambientais e viabilidade tecnológica.

• Tecnologia da Transformação de Materiais: esta linha de pesquisa propõe o estudo do processo produtivo de materiais, desde as matérias-primas até o produto final. Estuda avanços na transformação de materiais, buscando aumento da eficiência produtiva e desenvolvimento de processos inovadores, visando uma produção sustentável.

Mais informações no site do curso de mestrado.

Texto: IFRS – Campus Feliz

Fim do conteúdo