Memórias da Rede e do IFRS estiveram em exposição

Participantes caminham por exposição.

Mostra apresentou fatos e objetos que resgatam desde a criação da escolas de Aprendizes e Artífices até os 15 anos de história do IFRS

Um pouco da história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi contada em pôsteres em uma exposição do Núcleo de Memórias do IFRS (NuMem) durante a 8ª edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, no Campus Bento Gonçalves. A Rede teve início em 1909, com a criação de 19 escolas de Aprendizes e Artífices, passou por diferentes institucionalidades, incluindo a criação dos 38 Institutos Federais, em 2009, e chegando aos dias atuais.

Intitulada “15 Anos de História e Memória do IFRS – registros de uma trajetória da Educação Profissional Tecnológica (EPT)”, a exposição apresentou a expansão da rede e mostrou também recursos audiovisuais, registros de época e itens antigos. Estavam à mostra mimeógrafos, microscópios, projetor de slides, aparatos de digitalização do NuMem, como scanner e documentos antigos, além de produtos confeccionados pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS (CTA), entre outros.

Na exposição, os participantes do Salão também puderam apreciar figurinos desenvolvidos no curso de moda do Campus Erechim, um acervo do IFRS na pandemia e uma linha do tempo com fotografias de Viamão. Estavam expostos ainda jaleco, camisetas e moletons do IFRS. Do projeto de eficiência energética Drop Team, do Campus Erechim, foi possível conferir de perto o macacão utilizado pela equipe nas competições e o prêmio conquistado este ano pelo protótipo veicular do grupo na Shell Eco-marathon Brasil. Outros itens da exposição foram fotos das primeiras turmas de formandos do IFRS e dos vencedores do segundo Concurso de Fotografias do Núcleo de Memória.

Sobre o Núcleo de Memória do IFRS

O NuMem é responsável por organizar, preservar e divulgar o patrimônio cultural do IFRS. Criado em 2018 como programa de extensão permanente, possui representação em todas as unidades do instituto.

Para mais informações sobre o Núcleo, acompanhar ações desenvolvidas e conferir a biblioteca virtual, acesse o site do NuMem.