Melhor Aplicativo Educacional do país é desenvolvido por estudantes do Campus Canoas

O projeto RevisãoOnline, desenvolvido no Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), conquistou o primeiro lugar na categoria Aplicativos Educacionais (APPs.Edu) do XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) realizado de 6 a 10 de novembro. O app criado pelos estudantes canoenses permite interação entre estudantes para revisão de redações com base nas competências solicitadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O CBIE é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que promove e incentiva as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação.

O RevisãoOnline é uma plataforma gratuita on-line de escrita e revisão de textos dissertativo-argumentativos. Funciona assim: após fazer o registro, o usuário escreve sua redação e submete para revisão. Outros dois usuários cadastrados receberão o texto, farão a correção e darão o retorno. Em contrapartida, para receber as correções, o usuário recebe outras duas redações para corrigir e devolver ao sistema.

_ É dessa forma que o sistema se retroalimenta e possibilita que mais pessoas tenham acesso ao projeto _ explica o estudante Eduardo de Souza Ilha, do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio, um dos integrantes do projeto.

Na plataforma, além do espaço para produção textual, são disponibilizadas ferramentas de inteligência artificial para a correção das redações, envolvendo questões como correção ortográfica, complexidade textual e análise morfológica, por exemplo. Além disso, o programa se baseia nas cinco principais competências sugeridas e que são base da correção das redações do Enem: a variedade linguística, a compreensão do tema e tipo textual, o uso de repertório e conectivos e a proposta de intervenção.

Atualmente o RevisãoOnline possui mais de 5,6 mil usuários ativos no Brasil. O dado é nacional, pois ainda não estão contabilizados os usuários de língua espanhola, uma vez que o programa foi traduzido e apresentado na Universidad de la República Uruguay (Udelar) neste ano.

Participantes do RevisãoOnline:

• Eduardo de Souza Ilha
  • Gabriel Zanella bardini
  • Bianca Erthal de Mesquita
  • Danielle Souza Duarte
  • Camille de Souza Macedo
  • Ana Luiza freire da Silva
  • Giovani Ferreira Alen Coi
  • Beatriz Carbonera da Silva
  • Márcio Bigolin (professor orientador)

Texto: Comunicação do Campus Canoas