MEC lança programa para incentivar o empreendedorismo baseado no desenvolvimento de aplicativos iOS e Android

A iniciativa faz parte do Programa Novos Caminhos para estimular ações voltadas ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Poderão concorrer estudantes regularmente matriculados em qualquer Instituto Federal do Brasil

Com objetivo de capacitar estudantes de nível médio e de graduação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Ministério da Educação (MEC) lança o programa Novos Negócios em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Serão ofertadas 440 vagas para a formação complementar e o fomento de negócios inovadores em TIC, com foco no desenvolvimento de aplicativos iOS e Android. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O programa será realizado na modalidade a distância e terá duração de 400 horas, previsto para ocorrer durante o período de março a dezembro de 2022. Ele visa estimular o interesse dos estudantes no segmento de TIC aplicada às diversas áreas de negócio. As vagas estão distribuídas em dois cursos: 264 para iOS e 176 para Android. O programa também tem o intuito de estimular o engajamento dos estudantes da Rede Federal no empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas, criando um ambiente de aproximação entre estudantes, investidores e setores produtivos.

As inscrições serão realizadas entre os dias 28 de janeiro a 12 de fevereiro e poderá ser feita clicando no formulário eletrônico, acesse. Os interessados em participar deverão montar equipes com 4 integrantes, sendo, preferencialmente, composta por 2 estudantes de nível técnico e 2 de graduação. É necessário que pelo menos 2 membros da equipe tenham cursado disciplinas de programação orientada a objetos e/ou estrutura de dados.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, abrangerá a análise dos documentos de inscrição, da autodeclaração do currículo e do formulário avaliativo on-line, composto de 50 questões. A segunda etapa é de validação da autodeclaração curricular da equipe com envio da documentação comprobatória, e será realizada no período de 24 a 26 de fevereiro. A lista com as equipes selecionadas será divulgada a partir do dia 03 de março, sendo automáticas as matriculas das equipes classificadas dentro do limite das vagas.

Os organizadores irão realizar lives para esclarecimentos e para sanar as dúvidas dos candidatos nos dias 21 e 28 de janeiro.

Para mais informações, acesse.

Para visualizar o edital acesse.

Texto da Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec