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Mais de 600 projetos são apresentados nos editais de fomento do IFRS


Estudante Lairo Cangussu sentado confeccionando materiais pedagógicos acessíveis. Ao fundo, estante com diversos materiais pedagógicos acessíveis.

Estudante Lairo Cangussu desenvolvendo atividades do projeto “Confecção de recursos pedagógicos acessíveis para alunos com necessidades educacionais específicas”

Ações de ensino, pesquisa e extensão permitem que estudantes participem de novas experiências e contribuem para a transformação da instituição de ensino e da comunidade. 

Com o objetivo de oferecer apoio para o desenvolvimento de projetos nos campi do IFRS, anualmente as pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão lançam editais para a submissão de propostas que receberão fomento interno. Neste ano de 2022, foram mais 600 ações propostas entre ensino, pesquisa, extensão e indissociabilidade (quando as três áreas são contempladas).

Em decorrência da pandemia de Covid-19, muitos projetos desenvolvidos em anos anteriores não puderam ser realizados ou precisaram passar por adequações para viabilizar a realização por meio de atividades remotas. O retorno seguro às atividades presenciais no IFRS possibilitou que projetos novos surgissem, bem como ações interrompidas ganhassem continuidade, garantindo oportunidades e experiências aos alunos da instituição.

Todas as ações devem contar com a participação de estudantes, que podem atuar como bolsistas, complementando a sua formação acadêmica com atividades para além da sala de aula. O envio de propostas aos editais de fomento é uma oportunidade também para os coordenadores dos projetos (que devem ser servidores da instituição) realizarem ações de ensino, pesquisa e extensão com auxílio financeiro para a aquisição de materiais de consumo e serviços necessários.

Os estudantes como protagonistas

A participação dos discentes oportuniza que eles vivenciem novas experiências acadêmicas, desenvolvam habilidades e contribuam com a transformação da instituição de ensino e da comunidade ao seu entorno propondo a solução de problemas reais.

O estudante de Agronomia Lairo Cangussu, do Campus Bento Gonçalves (na foto em destaque), é bolsista do projeto de ensino “Confecção de recursos pedagógicos acessíveis para alunos com necessidades educacionais específicas” e fala de suas expectativas com a experiência: “Ser bolsista significa somar algo de extrema importância em meu percurso acadêmico, profissional e pessoal. Me permite ajudar a instituição e os demais envolvidos com ela a crescerem juntos, sempre desenvolvendo um trabalho que é transformador para toda a sociedade”.

Indissociabilidade em crescimento

Um dos destaques no balanço dos projetos submetidos este ano nos editais de fomento interno do IFRS é o crescimento de 70% no número de propostas que articulam pesquisa, ensino e extensão, chamadas de indissociáveis. De 31 iniciativas, em 2021, passou-se para 53 em 2022. Dessas, 33 receberam bolsas para estudantes e 27 auxílio financeiro para execução das propostas.

A responsável pelo acompanhamento dos projetos de indissociabilidade, Jaqueline Morgan, explica que essas ações contribuem para a manutenção e a permanência dos estudantes nos cursos do IFRS, pois os discentes  passam a vivenciar ativamente a interlocução entre a pesquisa, o ensino, a extensão e as demandas da sociedade.

Atualizações na Pesquisa

Na pesquisa, o número de projetos submetidos ao edital de fomento interno de 2022 foi de 203. São ações em diferentes áreas, incluindo também inovação e empreendedorismo. Algumas contam com  parcerias intercampi ou com instituições externas, nacionais ou internacionais.

Desse quantitativo, 197 projetos foram contemplados com bolsa para estudantes e, desses, 101 também receberam auxílio financeiro para a compra de materiais de consumo e contratação de serviços. Ainda dez projetos relacionados aos habitats de inovação e empreendedorismo foram contemplados com kits de equipamentos.

Neste ano, o edital teve alterações para simplificar o processo de envio das propostas. Dentre as mudanças, destaca-se a unificação dos editais de fomento para projetos de pesquisa e inovação e projetos de habitats de inovação e empreendedorismo, o que dispensa o lançamento de editais complementares pelos campi do IFRS;  a redução do número de anexos obrigatórios na submissão das proposta; e a utilização do módulo Pesquisa do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para cadastro das propostas e solicitações de cotas de bolsas.

Jaqueline também ressalta que, “além do edital de fomento interno para pesquisa e inovação, o IFRS dispõe de cotas de bolsas institucionais de iniciação científica e tecnológica fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), para as quais foram submetidos 107 projetos, dos quais 61 serão contemplados com as cotas Fapergs. O IFRS ainda aguarda o resultado da distribuição de cotas institucionais pelo CNPq para contemplar os projetos classificados”.

Novidades e perspectivas no Ensino

Ações de monitoria; apoio pedagógico e reforço escolar; iniciativas voltadas a ações afirmativas e diversidade; implantação de laboratórios e clubes temáticos; saúde física e psicológica dos estudantes; inclusão digital e inserção de estudantes em atividades artísticas, culturais e desportivas. Essas são algumas temáticas dos 189 projetos de ensino apresentados. Desses, foram contemplados com bolsas para estudantes 169, e 47 projetos também receberam auxílio financeiro. O número de submissões cresceu em relação a 2021, quando foram 153 submissões na área.

A pró-reitora adjunta de Ensino, Larissa Brandelli Bucco, enfatiza que os projetos contribuem para o desenvolvimento acadêmico e a formação integral e cidadã, permitindo que os estudantes identifiquem a abrangência de sua área profissional, experimentem práticas educativas inovadoras e estimulem a criatividade.

Este ano, o  edital de fomento a projetos de ensino passou por uma reestruturação, tendo, pela primeira vez, destinação de recursos de custeio. Ou seja, os projetos poderão receber um valor para a aquisição de materiais de consumo e o pagamento de serviços de terceiros, passagens e hospedagem. Vale mencionar que, desde 2015, quando foi implementado o Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben), os projetos podiam contar apenas com cotas de bolsas, e não com recurso para o seu custeio.

Larissa acredita que o aumento no número de submissões este ano se deve, especialmente, a dois fatores. “A definição de dez áreas prioritárias ajudou a esclarecer aos servidores nos campi qual deve ser o foco dos projetos de ensino”, observa, complementando: “Além disso, a destinação de recurso de custeio para aquisição de materiais foi um incentivo adicional para a submissão de projetos ao edital de ensino, de modo que os seus coordenadores puderam propor atividades que seriam inviáveis sem a disponibilidade desses valores”.

Edital para projetos de Educação Física, Esporte e Lazer na Extensão

Na extensão, o quantitativo de ações submetidas foi de 165. Desse total, 139 foram contempladas, sendo 137 com bolsas para estudantes e 94 com apoio financeiro para aquisição de materiais de consumo e contratação de serviços. Os projetos contemplam atividades para o desenvolvimento tecnológico; ações sociais; cursos de extensão; ações culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas; empreendedorismo e cooperativismo e o acompanhamento de egressos.

Como novidade, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou este ano o primeiro edital para projetos voltados à Educação Física, Esportes e Lazer do IFRS. A iniciativa ocorreu em conjunto com a Comissão de Educação Física, Esportes e Lazer do Instituto.  Para além, uma mudança referente a este edital é que a submissão das propostas foi realizada no Sigaa – módulo Extensão, que gradativamente passará a ser o sistema padrão para registro e acompanhamento das ações extensionistas.

“A Proex vem buscando contribuir com a formação integral de estudantes, servidores e comunidade externa do IFRS com a implementação e o fortalecimento de Políticas Institucionais, como a Política de Educação Física, Esportes e Lazer e, posteriormente, a Política de Arte e Cultura. Esse fortalecimento tem se efetivado por meio de diversas iniciativas, sendo a operacionalização de editais específicos nessas áreas a principal ação neste sentido”, observa a pró-reitora adjunta de Extensão, Daiane Toigo Trentin.

 

📌 Para conhecer mais sobre os projetos do IFRS, acesse o Portfólio de Projetos do IFRS no Portal Integra

 

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