Início do conteúdo

Licenciatura em Pedagogia do Campus Vacaria conquista conceito máximo em avaliação do MEC


Banner com o texto: Conceito Institucional Inep/MEC - Licenciatura em Pedagogia IFRS Campus Vacaria, nota 5.

O curso gratuito de Licenciatura em Pedagogia do IFRS Campus Vacaria conquistou o conceito 5 (nota máxima) em processo avaliativo de reconhecimento. A comissão que realizou a avaliação foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

A nota (conceito de curso) é calculada considerando a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial, além da infraestrutura. 

Conforme o relatório de avaliação, o curso e a instituição possuem boas condições de funcionamento e qualidade para oferta. Em relação à organização didático-pedagógica, foi identificado o cumprimento da legislação, a aderência entre o processo de construção, organização e planejamento do curso na sua implementação. Outro destaque é o corpo docente  qualificado e o envolvimento que possuem nas atividades do curso. Sobre a infraestrutura, há ênfase na organização e no oferecimento de condições de funcionamento dentro de padrões de qualidade e inclusão.

A comissão de avaliadores do Inep/MEC analisa documentos como: Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), currículo do corpo docente, relatórios da Autoavaliação Institucional, entre outros, e também conversa com gestores, docentes e discentes.

Acompanhamento das avaliações

O Departamento de Avaliação Institucional (DAI) acompanha as avaliações dos cursos para reconhecimento e renovação de reconhecimento. “A avaliação demonstra a importância de licenciaturas para o IFRS, como um todo, e da formação de professores para as comunidades em que o estamos inseridos”, ressalta a técnica em assuntos educacionais  Lisiane Bender da Silveira, da equipe do DAI que acompanhou o processo.

Com informações do Campus Vacaria

Fim do conteúdo