Júlio Xandro Heck é eleito reitor do IFRS para terceiro mandato

Foto do reitor do IFRS Júlio Xandro Heck.

O professor Júlio Xandro Heck foi reeleito reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para o quadriênio 2024-2028. A consulta à comunidade do Instituto foi realizada em 05 de outubro de 2023 e os resultados finais foram publicados dia 13. Nestas eleições, também foram escolhidos diretores-gerais dos 17 campi (confira a lista abaixo). A votação ocorreu pela primeira vez em ambiente virtual.

O eleito recebeu 4.266 votos, sendo 537 votos de técnicos administrativos, 616  de professores e 3.113  dos estudantes, o que equivale a 43,67% dos votos válidos. O próximo passo é a homologação do resultado em reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) da Instituição, a ser realizada no dia 1º de novembro, às 14h. A posse do reitor deve ocorrer em fevereiro de 2024, em Brasília. Já a dos diretores-gerais será realizada em Bento Gonçalves, posteriormente a essa data.

Júlio vai para o terceiro mandato consecutivo. Ele ocupa o cargo de reitor do IFRS desde maio de 2018, quando assumiu um mandato pro tempore em pleito excepcional devido à vacância do cargo,  em decorrência do falecimento do então reitor, Osvaldo Casares Pinto, eleito para o  período 2016 – 2020. Em eleições realizadas no ano de 2019, foi o único candidato a concorrer a reitor do IFRS, sendo eleito para o ciclo de 2020 a 2024.

Sobre o reitor

Com 45 anos, Júlio atua no magistério há 16. Formado em Química Industrial de Alimentos, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia. Além do período como reitor, já esteve à frente da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, de 2013 a 2016, e é professor do Campus Porto Alegre.

>> Resultados das eleições para diretor(a)-geral de campus:

Alvorada: Ademilde Irene Petzold Prado

Bento Gonçalves: Rodrigo Otávio Câmara Monteiro