Oportunidades
Jovens podem se capacitar gratuitamente para iniciar e gerenciar um negócio próprio
Programa Pé no Futuro oferece cem vagas distribuídas entre os municípios de Erechim, Farroupilha, Porto Alegre (Restinga) e Rio Grande. As inscrições foram prorrogadas até 24 de novembro. Podem se inscrever jovens com até 30 anos de idade que estejam no penúltimo ou no último ano do ensino médio de escolas públicas ou tenham concluído essa etapa de ensino.
Jovens interessados em se capacitar para iniciar e gerenciar um negócio próprio podem se inscrever para uma formação técnica gratuita do Programa Pé no Futuro. Quatro municípios gaúchos estão oferecendo, no total, cem vagas: Erechim; Farroupilha; Porto Alegre (bairro Restinga) e Rio Grande. Na primeira fase do projeto, com duração de três meses, os participantes receberão ainda um auxílio mensal de RS 600,00 (confira mais informações abaixo).
As atividades incluem capacitações em áreas estratégicas, como marketing digital, empreendedorismo, gestão financeira, inovação, tecnologia e inteligência artificial. Serão promovidas também ações para aprimorar habilidades relacionadas à liderança, comunicação, colaboração e resiliência para o futuro do trabalho (soft skills).
As capacitações são desenvolvidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), e o programa é uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).
Inscrições
Podem se inscrever estudantes que estejam cursando o penúltimo ou o último ano do ensino médio em escolas públicas ou pessoas que já tenham concluído essa etapa de ensino (também em escolas públicas), mas não tenham ingressado no ensino superior de graduação. É preciso também ter até 30 anos de idade. Metade das vagas em cada campus serão destinadas a jovens que são ou foram beneficiados pelo programa Pé de Meia e/ou CadÚnico.
As inscrições estão abertas até 24 de novembro de 2025 (NOVO PRAZO) e podem ser feitas pelo formulário cujo link está disponível no Edital da Pró-reitoria de Extensão (Proex) 37/2025.
Sobre as atividades
As aulas estão previstas para começar no dia 08 de dezembro de 2025 e ocorrerão de forma presencial, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h. O Programa está organizado em três fases:
Fase I – duração de três meses (distribuídos em 160 horas de formação), em que será oferecida uma capacitação técnica e gerencial para que possam iniciar, gerenciar e expandir novos negócios. Haverá auxílio de RS 600,00/mês. Ao final, apresentarão projetos de empreendimentos, dos quais cinco serão selecionados para seguir para a fase seguinte. Para esta fase, são cem vagas, distribuídas da seguinte forma: 30 para o Campus Erechim; 20 para o Campus Farroupilha; 30 para o Campus Restinga (Porto Alegre); e 20 para o Campus Rio Grande do IFRS.
Fase II – duração de seis meses, em que os participantes selecionados na fase I receberão o auxílio mensal de R$ 600,00 e haverá um aporte de R$ 20 mil por empreendimento selecionado, com o objetivo de apoiar a implementação do negócio. Haverá também mentoria e acompanhamento.
Fase III – duração de seis meses, será de acompanhamento dos empreendimentos por parte do IFRS, sem auxílio financeiro aos estudantes.
Confira todas as informações no Edital da Pró-reitoria de Extensão (Proex) 37/2025.