Jogos nacionais – IFRS conquista duas medalhas de prata e duas de bronze na competição

Time de futsal do IFRS.

Os jogos foram realizados entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro de 2022 no IFSP, na cidade de São José do Rio Preto

Foram 26 horas de viagem até São José do Rio Preto/SP. Treinos, ansiedade e expectativa com a edição nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) no IFSP, depois de dois anos sem a competição em razão da pandemia. Independentemente de quais fossem os resultados, a delegação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) já orgulhava a comunidade acadêmica pela determinação. Foram 60 estudantes competindo em seis modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez, acompanhados por dez servidores da instituição.

Os atletas demonstraram a alegria pela imersão no mundo dos esportes, o convívio com estudantes de todos os estados do país e, principalmente, a força de vontade de cada um, mesmo quando os resultados não foram os esperados por eles. “A experiência de estar aqui com certeza é uma das melhores que já vivemos. Conhecemos novas culturas e nos aproximamos de pessoas das quais jamais imaginaríamos”, conta o estudante do Campus Ibirubá Cauê Lublo Casanova, capitão do time de futsal.

A pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, foi uma das servidoras que compuseram a delegação do IFRS. Pela primeira vez participando dos jogos nacionais, Marlova relatou que as muitas horas de viagem foram tranquilas “Foi muito bom ter estado com os estudantes durante a viagem, fizemos um quiz no sábado à noite sobre a copa do mundo e vê-los treinando xadrez no ônibus foi incrível.” Outro destaque da pró-reitora é quanto ao envolvimento e à convivência dos atletas “Eles vieram em dois ônibus diferentes, não se conheciam muito bem, então o contato começou meio tímido, mas depois foi se intensificando, e agora a gente já tem um grupo unido, que torce pelo outro, e tudo isso é bem interessante”, conclui.

Destaque para o xadrez

O IFRS se destacou pelo desempenho nas competições de xadrez. O Instituto faturou medalha de prata com a equipe feminina e bronze com a equipe masculina. Na competição individual, o estudante Teófilo Almeida levou a medalha de bronze.

As medalhistas de prata são: Sandy de Castro Lopes (Alvorada), Mariana Vitória Ebertz de Souza (Alvorada), Giovana Canton Freitas (Caxias do Sul) e Sara Kloh dos Santos (Ibirubá).

Os medalhistas de bronze são: Teófilo Lemos Almeida Filho (Vacaria), Vitor Stroher Bandeira Bortolozzo (Caxias do Sul), Gustavo Azevedo da Silveira (Restinga) e Gabriel Molina Carpez (Alvorada).

O time de futsal masculino também teve um excelente desempenho ao longo da competição. Os atletas chegaram à final, mas perderam a disputa contra o IF Goiano e levaram a medalha de prata. Conforme Cauê, capitão do time, as expectativas eram altas desde a etapa regional em Sertão: “Sabíamos que tínhamos um time muito capacitado para brigar pelo título nacional. Em relação à preparação, foram diversas dificuldades, pois nosso time é composto por três integrantes do Campus Sertão e os demais são do Campus Ibirubá. Não tivemos nenhum treino com o time completo, porém na fase de grupos conseguimos organizar e encaixar o time da melhor forma possível com o auxílio do nosso técnico Mauro Mendes”.

Os medalhistas de prata no futsal são: Arthur Escobar Kern, Cauê Lublo Casanova, Felipe Ravanello Librelotto, Guilherme Vieira, João Vitor Colombo Provensi, Pablo das Almas e Steven José Lopes Maldaner (Ibirubá); Bernardo Girotto, Jordan Miotto e Solano Kieling Florian (Sertão).

Confira o placar do dia 1°/12

Vôlei de praia feminino – IFRS 1 x 2 IFSULDEMINAS

Vôlei de quadra feminino – IFRS 1 x 2 IFSC

Handebol feminino – IFRS 13 x 15 IFAL