Integração marca primeiro dia de Jogos dos Institutos Federais da Região Sul

As caras de sono de quem passou 22 horas na estrada não impediram que o ânimo tivesse vivo para um dia repleto de esporte. Euller Novaes, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR – Campus Paranavaí, tocava um pandeiro com os colegas para espantar a sonolência pós-viagem na manhã deste primeiro dia de Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (Jifsul 2018). Essa é a terceira participação do estudante no evento, que reúne seleções do IFRS, IFSul, IFFar, IFSC, IFC e IFPR, de hoje até sexta-feira, dia 24.

“Espero jogar bem, para manter o título (no handebol) e ir para a etapa nacional. É bom sair da rotina e rever amigos dos outros Jogos”, comenta Euller.

Durante o primeiro dia, os cerca de 800 participantes, entre servidores e estudantes, acompanharam e disputaram provas classificatórias de futsal masculino, basquete feminino e masculino e vôlei de praia masculino (na chuva!). No atletismo e judô já houve medalhas (resultados ainda serão divulgados no boletim do dia no site do JIFSUL)

Na corrida

Puxando o fôlego para falar, Mariana Kurowiski , do Téc. em Fabricação Mecânica do IFRS – Campus Rio Grande, participou hoje do 100m rasos e dos 1500m rasos. Mas a aposta da atleta é nos 3000m. Ela foi campeã nacional em 2016 na modalidade e pretende repetir a conquista: “é tão bom participar, estou adorando a oportunidade. A gente aprende com outros colegas e professores. Muito bom o IF estar valorizando mais o atletismo”.

Abertura do evento

À noite, ocorreu a cerimônia de abertura do Jifsul 2018, com desfile das delegações e apresentações das bandas do IFSul – Campus Novo Hamburgo, do IFFar – Campus Santo Augusto e do IFRS – Campus Alvorada, que animaram e fizeram a galera cantar e dançar junto. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, ao lado dos reitores e representantes dos IFs participantes, fez o discurso de abertura reiterando a importância do esporte nos IFs e da união dos institutos.