Institutos Federais serão homenageados pela Assembleia Legislativa do RS

A Assembleia Legislativa do Estado homenageia os Institutos Federais gaúchos pelos 10 anos de atividades. O evento solene ocorre no dia 11 de julho, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.

Os IFs fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e foram criados no dia 29 de dezembro de 2008, data em que 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas à universidades se transformaram em 38 institutos presentes em todos estados do Brasil. A rede oferece gratuitamente cursos de qualificação, ensino médio e técnico, superiores de tecnologias, bacharelados, licenciaturas, especialização e mestrado.

História da Rede Federal

A Rede Federal começou em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets). Inicialmente, servia como instrumento de política voltado para as ‘classes desprovidas’.

A Rede Federal se configura hoje como importante estrutura de acesso à educação de qualidade e gratuita, à formação integral e às conquistas científicas e tecnológicas.