Institutos Federais gaúchos são homenageados pelos 15 anos na Assembleia Legislativa

Foi realizada terça-feira, 19 de março de 2024, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, uma sessão de homenagem aos Institutos Federais gaúchos pelos 15 anos de criação e atuação. A cerimônia ocorreu no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha e contou com a presença de servidores, reitores e estudantes, autoridades e entidades sindicais e estudantis.

Durante o evento foi celebrada a história dos institutos e como eles constituem uma das maiores e mais bem-sucedidas políticas públicas em educação do país. Os parlamentares enfatizaram que, mesmo as gestões enfrentando desafios diários, os institutos se consolidaram nesses 15 anos oferecendo educação gratuita e de qualidade em diferentes níveis e modalidade de ensino, tornando-se relevantes para o desenvolvimento e a transformação social, econômica, cultural, científica e tecnológica dos municípios gaúchos.

Para o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, esse momento é o reconhecimento do trabalho já realizado pelos institutos gaúchos: “Tivemos uma linda e merecida homenagem aos 15 anos dos Institutos Federais no Rio Grande do Sul. Foi um reconhecimento importante da Assembleia Legislativa do nosso Estado a tudo aquilo que a gente fez, faz e ao que ainda vamos fazer pela educação pública gaúcha. Foi uma forma muito bonita e carinhosa de reafirmar a importância e a legitimidade dos Institutos Federais no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Em cada cidade, em cada território que estamos instalados, os IFs transformam as vidas, deixam suas marcas e melhoram sobremaneira as condições de todas as pessoas dos territórios. ”

Além do reitor do IFRS, participaram da mesa de solenidade os reitores do IFSul, Flávio Luis Barbosa Nunes; do IFFarroupilha, Nidia Heringer; o diretor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológico do Ministério da Educação (Setec/MEC) Alexandre Martins Vidor; e Eliezer Pacheco, ex-secretário da Setec/MEC e um dos responsáveis pela implantação dos Institutos Federais.

Sobre os 15 anos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e os demais Institutos Federais completaram 15 anos no dia 29 de dezembro de 2023. Em 2008, nesta mesma data, foi promulgada a Lei Federal nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou 38 Institutos Federais no país. No Rio Grande do Sul, atuam o IFRS, o Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha).