Inscrições abertas para a 2ª feira de ciências virtual do Brasil

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). O evento irá ocorrer entre os dias 23 a 27 de junho de 2021, de modo totalmente virtual. A feira é aberta tanto a estudantes que possuem projetos científicos e desejam apresenta-lo no evento quanto a estudantes sem projetos e interessados em ciência, inovação e tecnologia. Para se inscrever e conferir a programação, acesse: fbjc.com.br.

Para participar do evento, participantes com projeto devem se inscrever até dia 21/03 e participantes sem projeto até dia 28/05. O objetivo central do evento é democratizar o acesso à ciência para jovens. Estudantes que apresentarem seus projetos concorrem a prêmios como credenciais para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas 2022 e feiras nacionais, além dos melhores colocados por área do conhecimento e as equipes destaques da Maratona de Inovação receberão medalhas e prêmios em dinheiro.

O evento contará com palestras, workshops, apresentação dos projetos, atividades interativas e culturais, e é claro, uma Maratona de Inovação, atividade interativa na qual equipes deverão buscar soluções inovadoras e criativas para desafios indicados por iniciativas e organizações brasileiras de impacto social. Neste ano, o evento também terá atividades voltadas para todo o público geral interessado em participar das palestras do evento e das sessões de apresentação de projetos.

FBJC – A feira foi idealizada por quatro jovens cientistas, dentre eles, Juliana Estradioto e Daniel Verdi do Amarante, que são egressos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS) e Catarinense (IFC), respectivamente.

Em sua 1ª edição, ocorrida em 2020, a FBJC contou com a participação de 284 projetos finalistas e em torno de 800 estudantes. Dentre eles, mais de 65% eram do gênero feminino, 75% eram de instituições públicas de ensino e 40% se autodeclararam pretos, pardos, amarelos e indígenas. A Feira contou ainda com a participação de 500 voluntários (incluindo 355 avaliadores universitários) e 25 organizações apoiadoras.

Com informações da FBJC.