Iniciada a safra da uva 2023 na Vinícola-Escola do Campus Bento Gonçalves

Dois estudantes manuseiam caixas com uvas.

Desde a segunda-feira, 23 de janeiro de 2023, servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves estão mobilizados na tarefa de realizar o recebimento e processamento das uvas, oriundas da Estação Experimental, na Vinícola-Escola do campus.

Na segunda-feira foram recebidas uvas da variedade Pinot Noir, que fermentaram no tanque até a manhã da sexta-feira, 27, quando ocorreu a descuba e a prensagem do vinho para separação do bagaço.

As uvas Chardonnay foram recebidas na quarta-feira e no mesmo dia realizou-se a prensagem direta da uva, cujo mosto foi congelado, possibilitando o seu uso durante as aulas no decorrer de 2023. Na vinícola participaram do processamento alguns servidores da Coordenadoria de Laboratórios e dois estudantes do curso técnico em Agropecuária.

Para a próxima semana será feita a colheita das uvas destinadas ao suco, o que deve ocorrer a partir da terça-feira.

Confira abaixo alguns registros das atividades dos últimos dias.

Matéria e fotos: Comunicação do Campus Bento Gonçalves