IFRS viaja com sua maior delegação para os Jogos Regionais em Blumenau

Alunos em quadra em ginásio de esportes.

São 103 estudantes, acompanhados por 14 servidores. Eles vão participar de todas as modalidades: futsal , vôlei, vôlei de praia, atletismo (todas as provas), xadrez, tênis de mesa, handebol e basquete, com equipes femininas e masculinas

Estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão viajando rumo a Blumenau/SC para participar da edição 2023 dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), que ocorrem de 29 de agosto a 1º de setembro. Essa é a maior delegação do IFRS que vai para a competição regional. São três ônibus com 103 estudantes, sob a responsabilidade de 14 servidores. Eles vão participar de todas as modalidades: futsal , vôlei, vôlei de praia, atletismo (todas as provas), xadrez, tênis de mesa, handebol e basquete, com equipes femininas e masculinas.

Os estudantes já vinham se preparando desde a etapa interna dos Jogos do IFRS, que ocorreram em junho, nos campi Bento Gonçalves e Sertão, e, após, foram realizados treinamentos on-line e presenciais intercampi, semanais nos campi de origem, visando fortalecer as equipes. Também foram realizadas conversas com estudantes e servidores no sentido de reforçar a importância dos valores educativos e cidadãos dos Jogos, buscando o respeito ao outro e a socialização de experiências.

Os JIFSul oportunizam que os estudantes conheçam as demais realidades do sul do país, integrem-se com os estudantes do próprio IFRS, pois as equipes devem, por combinação dos professores, mesclar alunos de diferentes campi. Se classificados, participam dos Jogos Nacionais, em Fortaleza/CE, em outubro.

Organização

Os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul) 2023 são organizados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) em colaboração com os demais Institutos Federais da Região Sul: Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-rio-grandense (IFSul), de Santa Catarina (IFSC) e do Paraná (IFPR). Os recursos financeiros para participação do IFRS nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul  foram disponibilizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).