IFRS ultrapassa meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

A média do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 referente ao Ensino Médio superou a meta estabelecida para o país. O IFRS atingiu média de 5,5, consideravelmente acima da média estadual (3,7) e da nacional (3,8) e maior do que a meta traçada para o Brasil (4,7), conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo levantamento.

O Ideb é composto pela taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em exames de língua portuguesa e matemática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicados pelo Inep. O índice é medido em uma escala que vai de zero a dez.

A média do IFRS foi calculada considerando oito campi, que representam as instituições federais na tabela por municípios divulgada pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC). São os campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Restinga (Porto Alegre) e Sertão. Os melhores desempenhos ficaram com os campi Farroupilha (média de 7,0), Feliz (6,6) e Canoas (6,4).

A média nacional, entretanto, levando em conta todas instituições de ensino do país que participam do levantamento do Ideb, não foi alcançada.

Sobre o Ideb – o índice busca mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica. O levantamento é coordenado pelo Inep/MEC. O Ideb é calculado para escolas e sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho frente a metas individuais pactuadas com o governo federal.