IFRS terá consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) dará início a um processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha do reitor. O eleito assumirá o cargo em caráter pro tempore até fevereiro de 2020, no período que corresponde ao restante do mandato do professor Osvaldo Casares Pinto, de acordo com o previsto no Decreto 6.986/2009. Após este período, está prevista nova consulta para reitor e diretores-gerais de campi.

As normas do processo serão apreciadas em reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup), no dia 19 de dezembro, e estão a cargo da comissão de elaboração do regramento do processo eleitoral escolhida entre os conselheiros do Consup na terça-feira passada, dia 12 de dezembro. Integram a comissão o técnico-administrativo Carlos Robério Garay Correa, do Campus Viamão; o docente Javier García López, do Campus Rio Grande; o diretor-geral do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub; a estudante Amábile Cabral Ceolin, do Campus Viamão; e o representante da entidade dos trabalhadores (Assufrgs),  Rui Paulo Dias Muniz.

O reitor substituto, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Eli Santos dos Santos (designado pela Portaria nº 1128, de 30 de junho de 2017) está à frente da instituição até a posse do eleito. Neste período, a pró-reitora adjunta, Shana Sabbado Flores, responde pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional.