IFRS tem sete trabalhos contemplados no Edital Auxílio Recém-Doutor da Fapergs

Banner com a frase: Pesquisa - Projetos de pesquisadores do IFRS são contemplados em edital da Fapergs.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) teve sete propostas aprovadas no edital Auxílio Recém-Doutor (ARD) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).  Nesse edital, 145 projetos de representantes de diferentes instituições foram contemplados e receberão recursos para despesas de custeio e de capital.

Confira os trabalhos do IFRS aprovados:

• Cooperativismo de Plataforma: Proposta de um método como alternativa no desenvolvimento de negócios inovadores, coordenado por Alexandre Borba da Silveira, do Campus Viamão.
  • Caracterização da família gênica ERF em cultivares de maçã: busca por variabilidade adaptativa, coordenado por Ana Lúcia Anversa Segatto, do Campus Caxias do Sul.
  • Desenvolvimento de compósito à base de amido argila modificada com óleo essencial e fibras naturais para uso em embalagens, coordenado por Daiane Romanzini, do Campus Feliz.
  • Exploração de técnicas de projeto e gerenciamento de memórias para aumento da eficiência energética da codificação de vídeos digitais, coordenado por Felipe Martin Sampaio, do Campus Farroupilha.
  • Perfil do leitor estudante do ensino técnico integrado ao Ensino Médio e perfil do leitor estudante-trabalhador do curso subsequente, coordenado por Fernanda Schneider, do Campus Ibirubá.
  • Aprendizagem de Máquina Contínua e Incremental com Redes Neurais Construtivas, coordenado por Rafael Coimbra Pinto, do Campus Canoas.
  • Análise da inserção da tecnologia wearable no ecossistema de valor têxtil e de vestuário do sul do Brasil, coordenado por Rosiane Serrano, do Campus Erechim.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, o expressivo número de pesquisadores contemplados representa a qualificação dos servidores do IFRS. “Esse edital é importante porque oferece a possibilidade para que jovens pesquisadores, doutores e que defenderam sua tese nos últimos cinco anos, tenham fomento para atender as demandas da sociedade e ao mesmo tempo gerar conhecimento através de seus projetos de pesquisa”, comenta.

Sobre o Edital Recém-Doutor

Tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa de recém-doutores, cuja titulação tenha sido obtida a partir de 01 de janeiro de 2016, viabilizando as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia e/ou inovação, em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.

Os projetos de pesquisa aprovados terão o prazo máximo de 24 meses para execução.