Geral
IFRS tem projetos de pesquisas finalistas do Piec e concorrem em votação popular
Vote nos trabalhos do IFRS no Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Piec)
Dois trabalhos de estudantes do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram anunciados como finalistas do 2º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC). Os premiados serão divulgados em março de 2023, mas já dá para apoiar as pesquisas desenvolvidas no IFRS pelo júri popular “PIEC Plural”.
A votação vai até dia 24 de janeiro de 2023 (Dia Internacional da Educação) e o projeto escolhido conquistará dois mil reais em equipamentos educacionais para sua escola. Qualquer pessoa pode votar, basta acessar o banner “PIEC Plural” no site do Prêmio, clicar no projeto escolhido (ele ficará selecionado com um quadro verde em volta), ir para o rodapé da página e clicar em “Votar”. Para conhecer os projetos, clique no quadro “Abrir projeto” ou acesse os links abaixo:
- Desenvolvimento de celulose bacteriana produzida a partir de resíduos do processamento da uva, da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, orientado por Flávia Twardowski
- Fidere: App mobile voltado à economia circular de brechós brasileiros, da estudante Amanda Ribeiro Machado, orientado por Flávia Twardowski
Sobre o PIEC
O Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC) nasceu com a vocação de reconhecer e premiar os melhores projetos desenvolvidos por estudantes de ensino fundamental, médio e técnico no que tange à aplicação de conceitos e do método científico.
Idealizado pelo engenheiro ambiental, cientista e empreendedor Gabriel Estevam Domingos, o prêmio tem caráter ambiental e regulamento rígido que privilegia iniciativas verdes e veta, por exemplo, inventos e descobertas que demandem queima de combustíveis fósseis.
A premiação distribui mais de R$ 50 mil às pesquisas destaque em cinco categorias: Futuro Brilhante, Nova Realidade, Consciência Circular, Pomar Científico e Educador(a) Inspirador(a). Os projetos são avaliados por um júri técnico, formado por cientistas, educadores e acadêmicos
isentos, com notória autoridade em suas respectivas áreas de atuação.
Participações
No 1º PIEC, a pesquisa ‘BioStretch: Desenvolvimento de plástico biodegradável utilizando resíduos industriais’, desenvolvida pela estudante Laura Nedel Drebes, foi vencedora na categoria ‘Consciência Circular’.
O trabalho recebeu R$ 7.500,00 – uma das duas premiações máximas – além de troféu e certificado de participação. A orientação foi da docente Flávia Twardowski com coorientação do professor Cláudius Jardel Soares.
Relembre:
Projeto do campus conquista primeiro lugar em prêmio de empreendedorismo científico
Estudante e professora recebem premiação do cientista idealizador do PIEC
Texto: Comunicação do Campus Osório com edição da Comunicação da Reitoria