Estudante e professora recebem premiação do cientista idealizador do PIEC

Divulgação Maratona de Programação

Uma visita na tarde de terça-feira, 14 de setembro de 2021, marcou a entrega oficial da premiação obtida pela pesquisa ‘BioStretch: Desenvolvimento de plástico biodegradável utilizando resíduos industriais’ no 1º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC). A jovem pesquisadora Laura Nedel Drebes e a professora Flávia Twardowski receberam das mãos do idealizador do PIEC, Gabriel Estevam Domingos, troféu, certificados, cheque no valor de R$ 7,5 mil e livro de registro da edição, referentes ao primeiro lugar na categoria ‘Consciência Circular’.

O Prêmio, de caráter ambiental, foi anunciado em junho e contou com 104 projetos inscritos de todo o país. > Confira a matéria: Projeto do campus conquista primeiro lugar em prêmio de empreendedorismo científico

A recepção ocorreu no gabinete da direção-geral do Campus Osório e seguiu para o laboratório, onde foram apresentados outros projetos desenvolvidos na área da economia circular. Além de ouvir atentamente as estudantes bolsistas, Gabriel colocou-se à disposição para colaborar com algumas propostas – já que é cientista com mais de uma dúzia de patentes e 30 prêmios na carreira, todos pautados na economia circular.

A visita faz parte de um roteiro nacional de entrega das premiações e é acompanhada por uma cinegrafista. Os vídeos e fotos produzidos serão utilizados para divulgar o PIEC, os projetos destaque e o trabalho desenvolvidos pelos jovens pesquisadores e seus professores orientadores, uma vez que o que o Prêmio busca é aproximar as soluções desenvolvidas pela ciência das empresas interessadas nestas tecnologias voltadas à sociedade.

“Por falta de incentivo, você não consegue levar isso para o mercado e para sociedade. Trazer o benefício, emprego, renda, impostos… Nosso papel é tentar unir isso, porque a ciência é a base de tudo. A ciência que sempre nos balizou em todo o desenvolvimento. Aí se vê políticas lá fora, norte-americanas, na Suécia, na Europa, só fomentando o empreendedorismo e trazendo as empresas para perto desses projetos. Os Institutos Federais já possuem mais este viés. Mas este Prêmio busca dar mais visibilidade para estes projetos, por meio de workshop, divulgações, e o que mais a gente puder contribuir”, destaca Gabriel Estevam.

A estudante Laura Drebes ressaltou a importância do PIEC: “Este prêmio é especial em muitos aspectos. Pelo incentivo à ciência, que é muito importante, essencial, e nos dias de hoje, mais do que nunca, as pessoas conseguem visualizar essa importância, mas também por reconhecer o projeto de uma jovem, estudante de uma escola pública. Me sinto muito honrada! E nos mostra que estamos no caminho certo, fazendo nosso papel, contribuindo para a nossa sociedade.”

A diretora Flávia Twardowski complementou: “A gente agradece a oportunidade de ter participado do PIEC, de receber vocês, de concretizar tudo isso, pois é importante não só para a ciência brasileira, para os Institutos Federais mas também para os nossos jovens, como a Laura, que mesmo durante a pandemia fez todo um esforço para chegar  até a escola e proporcionar uma resposta para a sua comunidade, porque é isso que eles fazem com a pesquisa”.

Sobre o projeto

Ao verificar os impactos ambientais provocados pela fabricação de materiais plásticos, que colocam o Brasil como o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, reciclando menos de 2% desse montante, o projeto buscou desenvolver filmes plásticos biodegradáveis, flexíveis e com fina espessura.

Para isso, foram utilizados resíduos industriais do processamento de milho e da beterraba, que resultam em grande quantidade de resíduos pela indústrias. No milho, aproximadamente 18%, que correspondem aos sabugos; na beterraba em torno de 65%.

O projeto é orientado pela professora Flávia Twardowski, com coorientação do docente Claudius Soares. Apresenta relevância ambiental, social e científica por cumprir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, assim, proporcionar uma alternativa para a substituição dos plásticos sintéticos convencionais a partir de recursos renováveis que levam menos tempo para se degradar e não causam malefícios ao ambiente.

PIEC

Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC), nasceu com a vocação de reconhecer e premiar os melhores projetos desenvolvidos por estudantes de ensino fundamental, médio e técnico no que tange à aplicação de conceitos e do método científico.

Idealizado pelo engenheiro ambiental, cientista e empreendedor Gabriel Estevam Domingos, o prêmio tem caráter ambiental e regulamento rígido que privilegia iniciativas verdes e veta, por exemplo, inventos e descobertas que demandem queima de combustíveis fósseis.

O homenageado do ano foi o professor José Goldemberg, PhD em Ciências Físicas pela USP, que carrega em seu currículo larga contribuição para o meio acadêmico como professor/pesquisador, além de ter atuado em cargos de destaque na iniciativa pública e privada.