Início do conteúdo

Certificação Encceja


Conforme dispõe o edital de 2019 do Encceja, o Campus Osório não é mais uma das unidades que emite a certificação com utilização dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Será certificadora na região do litoral norte do Rio Grande do Sul, a 11ª Coordenadoria Regional de Educação. Porém, o Instituto continuará expedindo as certificações dos candidatos que escolheram a instituição como certificadora nos anos de 2017 e 2018.

 

Quem pode solicitar?

O participante do ENCCEJA interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio deverá atender aos seguintes requisitos:

I – indicar no ato da inscrição a Instituição Certificadora;

II – possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame;

III – atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exames; e

IV – atingir o mínimo de 5 (cinco) pontos na Redação.

 

O participante do ENCCEJA interessado em obter a Declaração Parcial de Proficiência em qualquer das seguintes áreas de conhecimento, deverá obter o mínimo de 100 (cem) pontos:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Em razão de sua natureza e das diretrizes da Matriz de Referência do ENCCEJA, a prova de Redação é concebida como integrante da Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O participante para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva assim como o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

 

Quais são os documentos certificadores?

O processo de certificação por meio do ENCCEJA requer a emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência pela Instituição Certificadora, em conformidade com as orientações do MEC e do INEP.

 

Onde solicitar?

Registros Acadêmicos.

 

Como?

Mediante preenchimento de requerimento e apresentação dos seguintes documentos (originais e cópias):

– Boletim de Desempenho do ENCCEJA;

– Documento de identidade com foto (original e cópia);

– CPF (original e cópia).

 

Em qual prazo?

Após 45 dias estará disponível para retirada o documento solicitado.

 

Informações sobre atendimento

Entrar em contato pelo e-mail [email protected] para retirada de dúvidas e combinados.

 

Importante: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia utilizarão os resultados individuais do ENCCEJA somente para a emissão dos Certificados e das Declarações Parciais de Proficiência do Ensino Médio.

Última atualização em 29/12/2021

Fim do conteúdo