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Grupos de Pesquisa


O Campus Osório conta com grupos de pesquisa certificados no Diretório de Grupos (DG) de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). A base de dados do DG-CNPq contém informações a respeito dos grupos de pesquisa em atividade no Brasil. Maiores informações, como linhas de pesquisa e pesquisadores, podem ser acessadas diretamente na base de dados pelo link ativo no nome de cada grupo de pesquisa do campus Osório, listados abaixo:

ECONOMIA POLÍTICA E SOCIEDADE

 

ELLOS (Estudos Linguísticos e Literários)

O grupo ELLOS – Estudos Linguísticos e Literários inclui os professores da área de Linguagens do campus, visando ampliar os estudos linguísticos e literários teóricos e aplicados, tanto no âmbito teórico quanto na perspectiva das práticas de ensino. Investiga, ainda, questões relacionadas à formação e ao trabalho docente, não apenas na área de língua e literatura, mas também em interface com outras áreas nos âmbitos técnico e tecnológico – ressaltando o papel inerente da linguagem na formação e no desenvolvimento humano, em suas expressões científica e artística. Além disso, o grupo teve, recentemente, a inserção de uma linha de pesquisa sobre educação inclusiva, entendo a relevância da realização de estudos e ações acerca dessa temática. O grupo conta, atualmente, com 11 pesquisadores, incluindo colaboradores externos de outras redes públicas de ensino; e 10 alunos, incluindo estudantes do Ensino Médio Integrado, do próprio Curso de Licenciatura em Letras português/inglês, e também do curso de Especialização em Educação Básica e Profissional. Constituem o grupo as seguintes linhas de pesquisa e atuação:

Estudos linguísticos, Perspectivas de estudos sobre educação inclusiva;

Perspectivas interdisciplinares de formação docente;

Perspectivas interdisciplinares dos Estudos Literários;

Perspectivas teórico-metodológicas do Ensino de Línguas.

Líder(es) do grupo: Rafaela Fetzner Drey e Maitê Moraes Gil

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – Implementar um programa de Formação para docentes que atuam na educação básica e profissional de nível técnico em nível de Licenciatura. O curso proposto é uma complementação à graduação, em áreas em que não há o oferecimento regular de licenciatura, tendo como objetivo a extensão dos conhecimentos, a qualificação e/ou aperfeiçoamento dos profissionais graduados para o exercício do magistério. O Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional pressupõe que o acadêmico ingresse no Programa como portador de diploma na área tecnológica na qual pretende atuar como professor, garantindo-lhe, assim, o conhecimento específico desta área. Este Programa lhe proporcionará uma formação pedagógica geral, formando o professor como intelectual da Educação, e uma formação metodológica e prática para promover processos educativos dos saberes específicos do campo que atuará na Educação Básica e Profissional.

 

MATEC (Matemática e suas Tecnologias) – A criação do grupo tem a finalidade de estudar, num grupo interdisciplinar de professores, técnicos e estudantes, as diferentes problemáticas de matemática e suas aplicações, relacionada à prática de sala de aula e as pesquisas na área de educação matemática, e demais áreas do conhecimento. Entendendo-se que as tecnologias são as diferentes funções/aplicações/”usos” que a matemática exerce sobre as outras áreas do conhecimento, e consequentemente na área técnica profissional e essencialmente na vida cotidiana. Os diferentes olhares do grupo pela sua caracterização objetiva uma formação integral do estudante e do professor, fazendo uso de recursos dinâmicos como as tecnologias digitais.

 

NEGES (Núcleo de Estudos de Gestão para Sustentabilidade) – O grupo tem como objetivo articular ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo projetos que tenham sustentabilidade como valor transversal. O tema possui característica multi-disciplinar, por isso, é preconizado a colaboração de estudantes e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento.

 

NÚCLEO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

 

LABCONESUL (Laboratório de História Comparada do Cone Sul)

O Laboratório de História Comparada do Cone Sul foi organizado a partir de diferentes iniciativas de comparação de processos históricos na região platina, definindo como agenda a análise da dinâmica das elites políticas e sociais do Cone Sul, especialmente Brasil, Argentina e Uruguai. Ao elegerem a denominação Laboratório, os participantes querem destacar a centralidade da dimensão metodológica na pesquisa histórica social e comparada e do trabalho em equipe. Desta forma, o LabConeSul pretende analisar aspectos como emergência, reconversão e/ou declínio de grupos econômicos setoriais, processos de recrutamento e atuação de elites políticas, grupos profissionais e de burocracias regionais e nacionais, expansão de setores médios e sua incorporação ao espaço político e emergência de novas elites intelectuais. Entre outros aspectos, busca-se ainda a produção de bancos de dados prosopográficos de elites políticas, grupos profissionais, etc.

Coordenador: Marcelo Vianna

Acesse aqui as informações deste grupo no Diretorio de Grupos de Pesquisa no Brasil do Lattes.

 

SIMD (Segurança da Informação, Infraestrutura de T.I, Dispositivos Móveis e Desenvolvimento de Software)

 

TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

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