Início do conteúdo

Grupos de Pesquisa


O Campus Osório conta com grupos de pesquisa certificados no Diretório de Grupos (DG) de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Mais informações, como linhas de pesquisa e pesquisadores, podem ser acessadas diretamente na base de dados.

  • Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Regional

Área predominante: Administração

Líder do grupo: Márcio Rogério Olivatto Pozzer

Descrição: A criação da Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público do Campus Osório do IFRS, no final de 2017, possibilitou que um grupo de professores passassem a discutir de maneira sistemática o desenvolvimento regional a partir das ações, projetos e programas desenvolvidos pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Tais discussões têm resultado em uma série de projetos de pesquisa e extensão com resultados expressivos, mas ainda desarticulados em termos de contribuição científica. Neste sentido, a criação do presente grupo de pesquisa visa preencher a necessidade de se constituir um espaço formal em que os pesquisadores possam avançar nas discussões metodológicas e teóricas sobre o desenvolvimento regional em todas as suas dimensões, coordenando as pesquisas que vêm sendo realizadas e potencializando os seus resultados.

 

  • Educação, Trabalho e Cidadania

Área predominante: Ciências Humanas; Sociologia.

Líder(es) do grupo: Alexandre Ricardo Lobo de Sousa e Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Descrição: O trabalho é entendido como o esforço para a satisfação das necessidades do indivíduo, resultando na transformação criativa da natureza, e a educação como a socialização, transmissão e produção do saber responsável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho. A cidadania, o direito à cidade, só pode ser exercida enquanto houver acesso universal ao trabalho e à educação. Nesse sentido, o grupo Educação, Trabalho e Cidadania, formado por profissionais da área e humanas e pedagogia, numa perspectiva interdisciplinar, propõe-se a investigar os mecanismos sócio-histórico de acesso ao conhecimento e as formas de produção da subsistência com o propósito de produzir instrumentos para a efetivação e aprofundamento do exercício da cidadania.

Relatório 2022

 

  • Estudos Linguísticos e Literários (ELLOS)

Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Letras

Líder(es) do grupo: Rafaela Fetzner Drey e Maite Moraes Gil

Descrição: O grupo ELLOS inclui os professores da área de Linguagens do IFRS Câmpus Osório, visando ampliar os estudos linguísticos e literários teóricos e aplicados, tanto no âmbito teórico quanto na perspectiva das práticas de ensino. Investiga, ainda, questões relacionadas à formação e ao trabalho docente, não apenas na área de língua e literatura, mas também em interface com outras áreas nos âmbitos técnico e tecnológico – ressaltando o papel inerente da linguagem na formação e no desenvolvimento humanos, em suas expressões científica e artística.

Relatório 2022

 

  • Formação de Professores

Área predominante: Ciências Humanas; Educação

Líder(es) do grupo: Roberta Neuhold dos Reis

Descrição: Viabilizar a discussão de temas relevantes no âmbito da educação, os quais incrementam a formação de profissionais preparados para atuar na educação básica e profissional, seja no âmbito do ensino, da pesquisa ou da extensão. Os membros do grupo de pesquisa realizam investigações sobre a temática educacional, bem como divulgam as suas produções científicas. Entre as áreas abarcadas pelas pesquisas realizadas no âmbito do grupo, destaca-se a História da Educação, com o projetos referentes às instituições e acervos escolares da cidade de Osório. Esse projeto recebeu premiações em diversas mostras científicas, ao mesmo tempo em que foi apresentado em Congressos Nacionais e Internacionais. As investigações também servem para embasar as práticas docentes, tendo em vista que atividades em sala de aula tornaram-se publicações.

Relatório 2022

 

  • Matemática e suas Tecnologias (MATEC)

Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Matemática

Líder(es) do grupo: Aline Silva de Bona

Descrição: A criação do grupo tem a finalidade de estudar, num grupo interdicplinar de professores, técnicos e estudantes, as diferentes problemáticas de matemática e suas aplicações, relacionado a prática de sala de aula e as pesquisas na área de educação matemática, e demais áreas do conhecimento. Entendendo-se que as tecnologias são as diferentes funções/aplicações/”usos” que a matemática exerce sobre as outras áreas do conhecimento, e consequentemente na área técnica profissional e essencialmente na vida cotidiana. Os diferentes olhares do grupo pela sua caracterização objetiva uma formação integral do estudante e do professor, fazendo uso de recursos dinâmicos como as tecnologias digitais.

Relatório 2022

 

  • Núcleo de Estudos Organizacionais

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Administração

Líder(es) do grupo: Catia Eli Gemelli e Cintia Lisiane da Silva Renz

Descrição: Entre as repercussões do GP destaca-se a produção de conhecimento, orientação de alunos do ensino técnico, superior e de pós-graduação; além da organização de eventos de pesquisa e extensão.

Relatório 2022

 

  • Pesquisa e Inovação Didática no Ensino de STEAM (EnSTEAM)

Líder: Terrimar Ignácio Pasqualetto

Área: Educação

O grupo EnSTEAM é formado por professores, técnicos e estudantes de diferentes áreas do conhecimento. O perfil multidisciplinar de seus pesquisadores reflete a busca por um modelo de ensino que integre diferentes disciplinas em prol da formação global dos indivíduos. A partir dessa premissa, o grupo dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas, tecnologias, processos e recursos didáticos direcionados ao ensino de tópicos ligados a Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM).

 

 

Relatório 2022

 

  • Segurança da Informação, Infraestrutura de TI, Dispositivos Móveis e Desenvolvimento de Software  (SIMD)

Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação

Líder do grupo: Bruno Chagas Alves Fernandes

Descrição: O grupo SIMD é composto pelos professores de informática do Campus Osório e tem como finalidade desenvolver pesquisas na área de Tecnologia da Informação, com foco em Desenvolvimento de Software para as plataformas desktop, móvel e web. O grupo também tem foco na área de robótica educacional onde são desenvolvidos projetos na plataforma Arduino. O grupo visa também oportunizar a participação em projetos de pesquisa para os alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado em Informática e Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Relatório 2022

 

  • Tecnologia em alimentos

Área predominante: Ciências Agrárias; Ciência e Tecnologia de Alimentos

Líder(es) do grupo: Flávia Santos Twardowski Pinto e Fernanda Arboite de Oliveira

Descrição: Este grupo objetiva pesquisar a influência da tecnologia de alimentos nos valores nutritivo, microbiológico, toxicológico e funcional dos mesmos.

Relatório 2022

 

  • Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística (GPEMatE)

Área predominante:  Ciências Humanas; Educação

Líder(es) do grupo: Ednei Luís Becher e Lisandro Bitencourt Machado

Descrição: O grupo tem por finalidade investigar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática e Estatística na Educação Básica e Profissional. Considerando como as diferentes concepções de currículo, a influência da linguagem, os processos de avaliação e a formação inicial e continuada dos professores de Matemática impactam nas práticas docentes e na aprendizagem dos estudantes.

Relatório 2022

Última atualização em 31/05/2023

Fim do conteúdo