Início do conteúdo

Circulação de materiais


À comunidade externa é permitida a consulta local ao acervo da biblioteca, sendo o empréstimo domiciliar restrito aos discentes e servidores da instituição, mediante identificação, conforme Instrução Normatica Nº 06/2015.

 

Empréstimos

O empréstimo domiciliar é destinado a alunos e servidores do IFRS e somente será efetivado através da apresentação da carteirinha da biblioteca ou documento de identidade, sendo vedado o empréstimo em nome de terceiros, mesmo através do porte do documento e da senha do usuário. O empréstimo se dá conforme as categorias de usuário, de acordo com a tabela abaixo:

Alunos – 3 livros, com prazo de 7 dias para devolução.

Servidores – 5 livros, com prazo de 14 dias para devolução.

 

Consulta Local

Materiais identificados com uma tarja vermelha no topo da lombada, são destinados à consulta local. Podem ser emprestados por até 03 horas ou retirados a partir das 21h e devolvidos até às 09h do dia útil seguinte. A não devolução do material de consulta local no prazo estipulado acarretará em penalidade prevista por atraso de material.

 

Renovações

Os empréstimos poderão ser renovados por até 10 (vezes) consecutivas através da internet, desde que o material não possua reserva, esteja em dia e o usuário não possua outras pendências. Para renovações no balcão da biblioteca, o usuário deverá apresentar o material que deseja renovar. Caso o material possua reserva, a devolução é obrigatória.

 

Reservas

– A reserva do material pode ser realizada somente se todos os exemplares do título estiverem emprestados;

– O material reservado ficará disponível por 36 horas no balcão de empréstimo para retirada, após este prazo a reserva passa para o próximo da fila ou retorna a ficar disponível no acervo;

– Cada usuário pode fazer apenas1 reserva para cada título;

– O acompanhamento da reserva deve ser feito pelo usuário.

 

E-mail

O Pergamum possui o serviço de envio automático de e-mails, logo é importante manter seu e-mail atualizado no cadastro da biblioteca. Através do e-mail são enviados recibos de empréstimo, devolução, avisos de reservas disponíveis, dentre outros. Este serviço é uma facilidade oferecida pelo Sistema de Bibliotecas do IFRS aos seus usuários, mas não isenta o usuário das penalidades previstas por atraso de material, Lembre-se de estar atento ao prazo para efetuar suas renovações, devoluções e retiradas de reserva.

Última atualização em 19/12/2018

Fim do conteúdo