Início do conteúdo

Sobre a Extensão


“A criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, estabelece, nos incisos IV e V do artigo 7º, a extensão como atividade fim de suas instituições, definindo os seguintes objetivos:

  • IV – desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos;

  • V – estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.

  • No âmbito da Rede Federal de EPCT, a extensão é compreendida como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e tecnológico que promove a interação transformadora entre as instituições e os diversos setores da sociedade com vistas à sua sustentabilidade.”

Paralelamente ao ensino e a pesquisa, a extensão é um dos tripés que sustentam os Institutos Federais: são as atividades que levam para a sociedade o conhecimento produzido nas instituições, por meio de eventos, cursos e prestação de serviços, entre outros.

Os cursos de extensão são uma possibilidade para uma importante interação entre os Institutos Federais e a comunidade, gerando ganhos para ambas as partes. Por um lado, a sociedade se beneficia pois os cursos são formas para transferência de conhecimentos do Instituto Federal para um público já formado e também para alunos e pessoas que, não tendo ainda concluído a formação básica, procuram por conhecimentos e informações que podem auxiliar na melhoria de sua qualidade de vida.

Os diversos cursos possibilitam, também, dada sua flexibilidade, divulgar conteúdos específicos, que nem sempre encontram espaço na formação básica ou nas universidades. Ao melhorar as qualificações e as competências, produzem resultados de longo prazo.

 

> Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão – CGAE

Última atualização em 17/04/2020

Fim do conteúdo