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2022


Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

 

Submetidos em 2022:

 

II Seminário do PIBID do IFRS – Campus Osório: Consolidando Aprendizagens

Coordenação: Ednei Luis Becher

Resumo da Proposta: O evento proposto visa oportunizar para os estudantes participantes do programa PIBID mas, além deles, também envolver professores que já atuam nas redes de ensino e professore formadores da instituição na criação de um espaço de troca e compartilhamento de experiências. Acredita-se que tal iniciativa possa dar visibilidade e contribuir para consolidação institucional do programa, ampliando os canais de diálogo entre as redes de ensino da região e a instituição. O evento acontecerá presencialmente no auditório do campus Osório do IFRS em dois encontros.

 

Programando Fácil: Conhecendo a Computação (5ª edição)

Coordenação: Anelise Lemke Kologeski

2022 Discentes: Ana Carolina de Fraga Dorneles

Resumo da Proposta: O projeto de extensão Programando Fácil: Conhecendo a Computação’ visa proporcionar um primeiro contato com a Computação para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas da região do Litoral Norte Gaúcho, através do desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional com o uso de ferramentas plugadas e desplugadas da Tecnologia da Informação. Desta forma, pretendemos apresentar aos alunos um pouco do universo que envolve a grande área da Informática, a fim de contribuir para o seu conhecimento, e a fim de divulgar o curso Técnico de Informática do IFRS Campus Osório. Neste sentido, o objetivo deste projeto será contribuir para a consolidação do conhecimento dos participantes, oferecendo oficinas de programação básica, de forma lúdica, envolvendo o uso de jogos, o raciocínio lógico e o pensamento computacional, e também oferecendo oportunidade de formação docente para os professores participantes. O projeto já foi realizado em 4 edições anteriores, obtendo um retorno bastante positivo dos alunos e professores participantes, atendendo mais de 450 pessoas, das quais 80 já se inscreveram para algum dos processos seletivos do IFRS. Dentre os resultados, espera-se que os alunos se familiarizem com a tecnologia, contribuindo positivamente para a desenvolvimento do raciocínio lógico, oferecendo e compartilhando momentos de aprendizado e trocas de experiências junto aos professores e alunos bolsistas participantes, além da oferta de inclusão digital aos participantes.

 

Aula Inaugural Curso de Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional

Coordenação: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Resumo da Proposta: O Curso de Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional do IFRS-Campus Osório, cujo funcionamento iniciou em 2014, costumeiramente oferece uma Aula Inaugural acerca de tema relevante para a área da Educação. Este ano, a aula desenvolve-se sobre o tema da pós-graduação durante o período de pandemia e irá intitular-se ‘Desafios da pós-graduação em Humanidados no pós-pandemia de Covid-19’, contando com a fala do Prof. Dr. Leandro Forell, da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. Compreendeu-se que tal tema é de interesse de estudantes de diferentes cursos, decidiu-se abrir inscrições para estudantes de outros cursos do IFRS, bem como para a comunidade externa, notadamente docentes, limitando-se, porém o número de vagas.

 

Obmep Na Escola- Uma preparação para as Olimpíadas de Matemática

Coordenação: Josias Neubert Savóis

2022 Discentes: Camily Pereira dos Santos, Raquel Rossner da Silva

Resumo da Proposta: Realizar atividades de resolução de problemas de matemática com foco exclusivo na preparação dos alunos para a participação nas olimpíadas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e no concurso internacional Canguru da Matemática. As atividades serão desenvolvidas com alunos do ensino médio e ensino fundamental (8º e 9º anos) de escolas do município de Osório ou da região. Durante o desenvolvimento serão abordados conteúdos de matemática que geralmente são desprezados pela grade curricular atual, além de reforçar os conteúdos mais abordados pela OBMEP. Será utilizado como material de apoio, provas das olimpíadas de matemática anteriores e demais materiais disponibilizados no site da OBMEP. O IMPA e a SBM fornecem apostilas para os alunos participantes do projeto Obmep na Escola.

 

(Programa) Núcleo de Memória IFRS Campus Osório: histórias e memórias de uma instituição e sua comunidade

Coordenação: Marcelo Vianna

2022 Discentes: Amanda Silveira Rhoden, NATHALIA EVALDT DE GUIMARAES TEIXEIRA, JULIANO MURTINHO DE LIMA

Resumo da Proposta: O Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS Campus Osório, instituído por ocasião das comemorações de dez anos de funcionamento do referido campus (2020), tem como objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus. Entre as ações previstas, encontram-se a prospecção, organização e realização de entrevistas com antigos servidores, ex-servidores e egressos do campus, especialmente aqueles que atuaram em seus primeiros anos, assim como membros da comunidade que tiveram participação em sua instalação. Da mesma forma, serão realizados encontros virtuais, organizados por temáticas de interesse e por segmentos (egressos do Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação, técnicos, docentes e demais membros da comunidade). Tais iniciativas oportunizam apreender as memórias de indivíduos que atuaram em nosso campus, permitindo conhecer mais sobre suas experiências e suas percepções sobre o espaço escolar, a formação escolar adquirida, as relações sociais estabelecidas, entre outros elementos que constituem a trajetória dos entrevistados. Também será dada continuidade à organização da documentação de interesse histórico do IFRS Campus Osório, especialmente seu acervo fotográfico, o que irá subsidiar novas pesquisas sobre a instituição. Em linhas gerais, o NuMem visa constituir um espaço de memória sobre a instituição e seus agentes sociais, permitindo reunir fontes para pesquisas e ações de Ensino e Extensão em História, Educação e demais áreas afins. Espera-se que o NuMem se torne um importante local de referências à comunidade escolar, de modo a compreender a efetividade das políticas institucionais dos Institutos Federais, como seu papel de transformação social através do ensino público, gratuito e de qualidade.

 

AfroGeoLiteratura: a autoria negra geografizando saberes

Coordenação: Adriana Silvester Quadros

2022 Discentes: Maria Eduarda de Sordi Zat, Artur Duprat de Oliveira, ÂNGELA MENDES JACQUES MOMBELLI

Resumo da Proposta: O projeto proposto pretende aproximar a Literatura e a Geografia a partir da escrita de autoras negras. A proposta apresentada é a continuidade do projeto iniciado em 2020. Esta edição terá como foco o continente africano. A partir da produção literária de cinco autoras africanas, de diferentes países, serão apresentados ao público aspectos relevantes deste continente e destes países. Os escritos das autoras são impregnados de suas vivências, de formas de apreender e de se relacionar com o mundo. De suas dores, alegrias, poesia, ancestralidades e realidades culturais e sociais. A partir da leitura dos textos destas escritoras, dos lugares de fala destas mulheres e das/dos personagens reais e ficcionais presentes em suas obras, reside a possibilidade de aproximação com a Geografia. Estas narrativas provem de diferentes lugares da África, um continente muito diverso geograficamente. Os participantes do projeto serão instigados a desvendar estes lugares, compreendendo estes espaços a partir de categorias geográficas como as de paisagem, lugar e território e também adquirindo noções de geopolítica. Partindo do conhecimento destas autoras e suas obras e do levantamento de informações a respeito da África, em especial os países de naturalidade das escritoras, as/os estudantes envolvidas/os no projeto realizarão, juntamente com a professora coordenadora, oficinas mensais para estudantes de ensino médio de escolas públicas estaduais do município de Osório e região. Ao final do ano, no mês de novembro, deverá ser realizada uma apresentação, prevendo a participação dos estudantes externos que realizaram as oficinas ao longo do período de desenvolvimento da proposta.

 

(Programa) Programa Música do IFRS, campus Osório

Coordenação: Agnes Schmeling

2022 Discentes: Laura Rosa de Miranda, Yasmin dos Santos Lima, Beatriz Gonzales Castro Rodrigues

Resumo da Proposta: O Programa de Música do IFRS, campus Osório iniciou suas atividades em 2013. Tem como objetivo ofertar a educação musical, incentivar o fazer musical e a criatividade, dar assessoria, musicalizar, promover apresentações artísticas e trocas, refletir sobre a música no contexto social e a promoção da cidadania, promover a interação entre universidade e comunidade. Ao longo deste anos desenvolveu diferentes projetos e ações, entre eles estão: ‘Polisenso’, ‘Oficinas de Instrumentos’; ‘Música na Escola: práticas e reflexões’, ‘Formação Docente para Musicalidade’, ‘Tertuliando’, ‘Coral Jovem do IFRS, campus Osório; ‘Oficinas de Teatro’, ‘Espaço Cultural’ e ‘Flautasoar’, entre outras. Desenvolvidos em diferentes espaços – Escola Municipal Floriano Peixoto/Prainha, em Maquiné, Escola Estadual Quilombola Santa Teresinha (Morro Alto/Maquiné), IFRS – campus Osório e em espaços públicos de todo Litoral Norte. As atividades são abertos a participação da comunidade em geral, havendo demanda devem contatar a extensão do campus Osório ou a professora de música Agnes Schmeling. O Programa, por meio de seus projetos atende ao tripé ensino & pesquisa & extensão, uma vez que atendem à comunidade, complementa a disciplina de música do EMI e estimula a pesquisa e a reflexão acerca de suas ações.

 

Conhecer para pertencer: turismo pedagógico em Osório/RS

Coordenação: Márcio Rogério Olivato Pozzer

Resumo da Proposta: O projeto prevê a continuidade das ações já iniciadas no ano anterior, para formatação de roteiros turísticos pedagógicos e temáticos em Osório a serem ofertados à estudantes dos Ensinos Fundamental do município. Cada roteiro, apesar de ser organizado com alguma ênfase em determinada área, irá contemplar todos os âmbitos possíveis, com a finalidade de tornar a visitação mais interdisciplinar possível. Os roteiros serão conduzidos por Guias de Turismo e haverá encenações ao longo do trajeto, feitas por grupos teatrais do município, a fim de tornar o roteiro lúdico, atraente, dinâmico, agradável e educativo. O trabalho com turismo pedagógico objetiva promover a sensibilização da comunidade acerca se questões sobre patrimônio e cidadania, uma vez que, reconhecendo com olhar de visitante o próprio lugar que habita, o sujeito pode aprofundar seus conhecimentos sobre este lugar, valorizá-lo e aprender a preservá-lo.

 

Lincando Culturas

Coordenação: Márcio Rogério Olivato Pozzer

2022 Discentes: Laura da Rosa de Miranda, Camila da Cunha dos Santos

Resumo da Proposta: A partir da constatação da precariedade da divulgação das programações artísticas, científicas e culturais na cidade por parte da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude do município de Osório e corroborada pelo Conselho Municipal de Cultura da cidade, foi demandado ao câmpus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) o desenvolvimento de um aplicativo que promova gratuitamente e de maneira colaborativa a agenda cultural da cidade. A partir de uma série de reuniões entre pesquisadores, prefeitura, conselho municipal de cultura e artistas locais, decidiu-se pelo desenvolvimento de uma aplicação web que trará uma série de benefícios para a economia da cultura da cidade, indo além da divulgação inicialmente solicitada e dinamizando a circulação de bens artísticos, científicos e culturais e subsidiando os promotores culturais de informações e estatísticas em seus planejamentos. Assim, artistas, trabalhadores da cultura e empresários da cultura poderão se conectar por um sistema gratuito na internet que contribuirá com seus planejamentos e desenvolvimentos, bem como com a divulgação para a população de seus trabalhos, democratizando o acesso aos bens e serviços culturais.

 

(Programa) Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público – IFRS Campus Osório

Coordenação: Márcio Rogério Olivato Pozzer

2022 Discentes: Betina Ferreira Santos, Vitor Hugo dos Santos Sehn

Resumo da Proposta: A Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público é um programa interdisciplinar e participativo de produção de conhecimento e tecnologias que favoreçam o dinamismo econômico, cultural, social e político do Litoral Norte gaúcho. O programa objetiva incubar empreendimentos solidários com potencial econômico e projetos de instituições governamentais, buscando ampliação dos serviços produtivos, melhoria das condições de vida e autonomia de seus trabalhadores/as, inserção nos espaços de governança, bem como aprimoramento dos serviços públicos a população, por meio da geração de tecnologias sociais adequadas e ações cooperadas e em rede. A partir de uma dinâmica extensionista, tendo projetos realizados em parceria com cooperativas, associações e poderes públicos locais, a Incubadora vem buscando a consolidação e o fortalecimento de arranjos produtivos, sociais e culturais do litoral norte do Rio Grande do Sul. As parcerias se estabelecem a partir de problemas práticos que carecem de soluções complexas, demandando pesquisas aplicadas que resultem no desenvolvimento e na adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais. Tal relação se dá de maneira dialética a partir da isonomia dos saberes populares e acadêmicos, respeitando as peculiaridades regionais e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, a dinâmica estabelecida, fundada na gestão democrática, promove a constituição de um ambiente de experimentação e de vivência técnica e profissional, fundamental para a formação dos estudantes. Nesse sentido, os projetos articulam ensino, pesquisa e extensão, comprometendo-se com o desenvolvimento regional, a formação de redes de cooperação, o empreendedorismo solidário, o cooperativismo e as inovações na gestão pública.

 

STEM Geek – 7 th

Coordenação: Flávia Santos Twardowski Pinto

2022 Discentes: Rhaiany Isidoro de Oliveira, LARISSA CARDOSO DE AGUIAR

Resumo da Proposta: O projeto intitulado STEM Geek 7ª edição tem como objetivo principal instigar os estudantes do ensino médio e fundamental da cidade de Osório e de cidades próximas a vivenciarem praticas voltadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Durante o projeto serão realizados práticas, onde os estudantes poderão vivenciar a aprendizagem ativa. As oficinas serão realizadas no Laboratório de Ciências do campus Osório bem como no laboratório maker da instituição. Ao final do projeto espera-se que cada estudante tenha despertado para a ciência do seu cotidiano. A iniciação científica na Educação Básica apresenta-se como um complemento educacional sendo considerada uma atividade de extrema importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e de poder vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula.

 

(Programa) WikiEscolas

Coordenação: Bruna Flor da Rosa

2022 Discentes: Inaê de Borba Rosa, Ben-Hur Venturini de Toledo

Resumo da Proposta: Na contemporaneidade a comunicação propiciada por dispositivos móveis conectados à Internet é rápida e veloz, descentralizada e não hierárquica. Essa forma mais fluida de comunicar aos poucos altera também o modo como os sujeitos buscam a informação, como organizam suas rotinas e até como aprendem. Tais formas de se comunicar baseiam-se especialmente no compartilhamento e na colaboração entre os interagentes. Para aproveitar as características específicas dos modos de se comunicar contemporâneo é importante pensar institucionalmente em formas de comunicação estratégicas entre o IFRS com a Comunidade e entre as próprias escolas, visando a ampliação e a divulgação das informações para além das paredes e muros em que são produzidos. Pensando nas potencialidades descritas e valendo-se da colaboração e compartilhamento emergentes das práticas comunicacionais da cibercultura, o programa WikiEscolas propõe o mapeamento colaborativo de estabelecimentos escolares da Educação Básica e o compartilhamento de informações sobre elas, criando em sentido ampliado um espaço de interações entre escola, universidade e comunidade. Para tanto, será desenvolvida uma aplicação web afim de realizar o mapeamento digital, de forma colaborativa.

 

(Programa) Programa de Ações do NEA – IFRS Campus Osório

Coordenação: Lisiane Zanella

2022 Discentes: Sara de Araujo Lima, Isadora Girardelo da Silva

Resumo da Proposta: O Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental – NEA, do campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), criado por Portaria instituída pelo Campus, é um espaço recente na Instituição, que tem como foco estimular e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática da educação ambiental e todas as suas interfaces. Seu surgimento, no Campus Osório, ocorreu em agosto de 2021, a partir de uma ação de arborização no campus, a partir do qual um grupo de servidoras, representantes da comunidade externas e estudantes se mobilizaram para organizar e consolidar sua existência oficial, que se deu em dezembro de 2021. O Programa de Ações que estamos propondo estará inicialmente pautado em desenvolver uma série de atividade voltadas à sensibilização das comunidades interna e externa sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos gerados dentro e fora da instituição, colaborando com setores ligados a essa temática, como associações e/ou cooperativas de catadores; iniciativas que visem à preservação da biodiversidade regional; promoção de uma alimentação saudável e acessível a todas as pessoas, a partir de orgânicos, PANCS, incentivando a agricultura familiar sustentável e a agroecologia; embelezamento do campus a partir do plantio de mudas de árvores e flores (Arborização e Paisagismo Ecológico), envolvendo a comunidade interna e externa, entre outros. A temática ambiental deve ser trabalhada dentro e fora dos portões do IFRS Campus Osório, atrelada ao desenvolvimento de ações de sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Implementação de melhorias no Aplicativo Pró-Mamá da Prefeitura de Osório – RS

Coordenação: Bruno Chagas Alves Fernandes

2022 Discentes: Arthur de Oliveira Silva

Resumo da Proposta: O presente projeto corresponde a manutenção e implementação de novas funcionalidades no aplicativo móvel referente ao programa Pró-Mamá da prefeitura de Osório – RS. O programa Pró-Mamá tem o objetivo de aumentar os índices de aleitamento materno e qualificar a atenção às mães pós-parto no município de Osório. Desde 2018 o Pró-Mamá disponibiliza para a população um aplicativo com o mesmo nome desenvolvido em parceria com o Campus Osório. Nesses quase quatro anos de uso do aplicativo, a equipe detectou algumas necessidades de melhoria no aplicativo, que será o foco deste projeto.

 

Entender para explicar: desvendando a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM

Coordenação: Saulo Antônio Gomes Filho

2022 Discentes: Thayla Maria da Costa Silva

Resumo da Proposta: O projeto “Entender para explicar: desvendando a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM” é uma replicação/continuação do Projeto homônimo realizado desde 2016. O projeto prevê oficinas para alunos do último ano do Ensino Médio Integrado e das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio do Litoral Norte Gaúcho. O foco das oficinas será a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, visando não apenas a preparação de conteúdos técnicos sobre a prova, mas também, sobre a construção histórica desta, as diretrizes epistemológicas adotadas e a compreensão preliminar que os alunos têm dessas questões. O eixo da extensão constitui o cerne do projeto, visto que o seu objetivo principal é a abertura das oficinas para alunos externos ao IFRS, Campus Osório. As oficinas serão ministradas semanalmente em conjunto pelos docentes da área de Ciências da Natureza envolvidos, com o auxílio do aluno-bolsista. O objetivo do projeto é não apenas apresentar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aos participantes e discutí-la, mas também – e principalmente –, através da reflexão sobre a constituição da prova e de sua análise crítica, evidenciar a importância da leitura reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a realidade em que estão inseridos. Em virtude das condições atuais causadas pela pandemia, as oficinas serão realizadas pelo meio que melhor convier no momento de sua realização, que seja presencial ou remota (com utilização de ferramentas como o google meet).

 

(Programa) Clube de Astronomia IFRS/Campus Osório

Coordenação: Marla Heckler

2022 Discentes: Mariana Luiza Sedrez De Souza, ANTÔNIA MENDONÇA DA SILVA, MARINA DA SILVEIRA MATOS DA SILVA, MELISSA DOS SANTOS RIOS, MARIA CLARA SPIES DOS REIS, JOÃO PEDRO DIAS DE SOUZA, Líviah Rodrigues de Oliveira, Dioniso Ilha Antunes

Resumo da Proposta: O Clube de Astronomia IFRS/Campus Osório visa oferecer um espaço extraclasse para que alunos do Ensino Básico possam discutir Ciências usando a Astronomia como recurso didático. A Astronomia além de ser uma ciência multidisciplinar atrai a atenção e desperta a curiosidade do público em geral, inclusive dos jovens, que são os matriculados no ensino básico regular. Sendo por esse motivo considerada na literatura como uma ferramenta valiosa para estimular o interesse pela Ciências (Física, Química e Biologia e também da Matemática), melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico tecnológicas. Os participantes do Clube serão estimulados a desenvolver um projeto em uma temática de seu interesse, construir aparatos experimentais de baixo custo para observar e entender fenômenos astronômicos e a participar de campanhas nacionais e internacionais de educação em Astronomia tais como a busca de asteroides e as olimpíadas de conhecimento científico. Sendo assim, as atividades desenvolvidas por este programa basicamente consistem de: 1) elaboração de oficinas para e pelos estudantes utilizando a metodologia de pequenos projetos, 2) construção e desenvolvimento de materiais de baixo custo para auxiliar o reconhecimento e observação do céu e 3) palestras com especialistas da área de astronomia e alunos que já participaram do Clube que visam além de estimular, fundamentar os estudos realizados. Desta forma, com as ações propostas pelo Clube, espera-se estimular o ensino e aprendizagem de uma ciência cidadã, oportunizar a discussão de descobertas científicas recentes e despertar o gosto dos jovens pelas Ciências, em especial, de Física.

 

Parceira entre o IFRS e o Município de Imbé

Coordenação: Marcelo Paravisi

Resumo da Proposta: Por meio desse projeto, propõe a parceira entre o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório e o Município de Imbé para a realização de cursos de programação aplicada à robótica, tendo como público alvo estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, da rede pública de ensino municipal da cidade de Imbé. Além disso, serão ofertadas capacitações para os professores que atuam diretamente com nosso público alvo, com o intuito de aproximar esses educadores à essas tecnologias e que se tornem disseminadores das mesmas em suas escolas. Logo, com a capacitação dos professores e formação destes estudantes, pode-se pensar em novos projetos a serem criados, não apenas pelo IFRS , mas também pela comunidade. Uma vez que os ambientes de inovação tecnológica ficarão mais conhecidos, e que mais membros dessas comunidades saberão que eles podem usufruir desses espaços para o desenvolvimento de novos produtos e protótipos baseados nas tecnologias da indústria 4.0.

 

Descomplicando a escrita científica

Coordenação: Fernanda Arboite

Resumo da Proposta: O curso aqui proposto visa auxiliar estudantes de graduação e de pós graduação a elaborarem seus projetos e trabalhos de conclusão de curso. Será dividido em 7 aulas em que os participantes poderão tirar suas dúvidas e aplicar as etapas teóricas do curso ao seu próprio trabalho ou projeto. Serão abordados assuntos como: definição do tema da pesquisa, marco teórico, objetivos, métodos de pesquisa e sua classificação, pergunta de pesquisa, referências bibliográficas e aspectos éticos da pesquisa.

 

Mulheres na política: a importância e os desafios da representatividade e da legitimidade nos espaços de poder

Coordenação: Catia Eli Gemelli

Resumo da Proposta: O evento ‘Mulheres na política: a importância e os desafios da representatividade e da legitimidade nos espaços de poder’ objetiva promover um espaço de discussão sobre a atuação de mulheres nas diversas esferas do campo político. Estudos sobre a propalação de direitos das mulheres demonstraram que os discursos de nível mundial não substituem as tradições e culturas a nível local, indicando, dessa forma, a necessidade de debates nas médias e micros realidades (Ferreira, Gemelli, Fraga, Daminelli & Oliveira, 2020). Assim sendo, a realização do evento busca atender a demanda local por momentos de reflexão sobre a importância da presença de mulheres nos espaços de decisão política, bem como as dificuldade enfrentadas para garantir a legitimidade dessas presenças.

 

Mulheres, loucura e resistência

Coordenação: Camila Silva

Resumo da Proposta: A presente proposta visa possibilitar aos estudantes do Ensino Médio Integrado um espaço de debate na semana do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Convidamos os(as) estudantes a dialogarem com a Ma. Muriel Rodrigues de Freitas sobre a construção histórica da loucura feminina, observando o papel do marcador de gênero como dispositivo de dominação social e opressão. O evento busca discutir as consequências dos discursos biologizantes dos comportamentos, a patologização do corpo feminino, além da interseccionalidade entre as temáticas da história das mulheres e a história da loucura. Busca-se, assim, conhecer e debater junto à comunidade escolar o estigma da loucura atribuído às mulheres, bem como as estratégias de resistência à violência de gênero associada à saúde mental.

 

Cineclube Ruth de Souza

Coordenação: Adriana Silvester Quadros

Resumo da Proposta: A presente proposta consiste na continuidade do projeto Cineclube Ruth de Souza, iniciado em 2019 no Campus Osório. Segundo Macedo (2006), o dicionário define cineclube como uma “associação que reúne apreciadores de cinema para fins de estudo e debates e para exibição de filmes selecionados”. A proposta da edição 2022 é apresentar 13 filmes à comunidade acadêmica, divididos em cinco ciclos temáticos, a serem apresentados a partir de maio a dezembro, em periodicidade aproximadamente quinzenal. Os temas dos ciclos correspondem a datas e eventos importantes a serem marcados, referentes a população negra e indígena. Serão cinco ciclos de exibição: 1. Ciclo cineastas negros do Brasil (maio e junho); 2. Ciclo mês Mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha(julho); 3. Ciclo Povos Indígenas(agosto e setembro); 4. Ciclo Black Lives Matter(outubro e novembro); 5. Ciclo Consciência Negra(novembro e dezembro). Após a exibição dos filmes serão realizados debates para discutir a obra apresentada. MACEDO, Felipe. Pequeno Manual do Cineclube. I Teia Cineclubista. São Paulo, 2006.

 

Ninguém nasce Transfóbique!

Coordenação: Catia Eli Gemelli

Resumo da Proposta: Vinculado à Política de Ações Afirmativas do IFRS e promovido pelos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS, pela Assessoria de Gênero e Sexualidade e pela Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade, o evento consistirá em uma conversa com a professora Laura Ribeiro da Silveira (UFES), que compartilhará sua experiência como mãe um adolescente transgênero. O debate contará com a mediação da Professora Deisi Noro. Nesse sentido, a atividade, alusiva ao Dia Internacional contra a LGBTfobia (17/05), abordará o dever de afirmação de compromissos de luta que visem combater todo tipo de preconceito, assumindo o papel da escola no cumprimento de sua função social de comprometimento com a formação intelectual, científica e cidadã e de seus estudantes e comunidade.

 

Possibilidades de Ensino de Matemática para o Ensino Médio – Oficina

Coordenação: Lisandro Bitencourt Machado

2022 Discentes: Bruna Vitória da Silva, Kelli Lessa de Souza, Giulia Gonçalves da Silva

Resumo da Proposta: O projeto, que está vinculado a disciplina de Laboratório II – Ensino Médio, será ofertado aos acadêmicos com o intuito de colocar em prática as reflexões do componente curricular. A proposta é de que ele realize uma oficina de 2 horas com uma turma de Ensino Médio. Inicialmente, será feito um contato junto a uma escola de Ensino Médio a fim de construir um diálogo com o(a) docente da área da matemática, para definir alguns pontos como: indicação de turma, metodologia de trabalho, data e horário e qual o tema abordado. Definido isso, os acadêmicos deverão junto ao professor da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática II – Ensino Médio, elaborar uma sequência didática que contemple, os aspectos didáticos-pedagógicos da escola, e as reflexões sobre as práticas estudadas. Na sequência, com a chancela dos professores da escola e da disciplina de Laboratório II, o acadêmico fará a sua aplicação, e no retorno realizará um debate, e as reflexões sobre sua prática em sala de aula, apontando aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem dos estudantes, e a análise da sua experiência. Neste debate final, espera-se que os acadêmicos tenham agregado experiências que serão importantes no desenvolver de suas futuras práticas.

 

Mais Matemática

Coordenação: Josias Neubert Savóis

Resumo da Proposta: O projeto Mais Matemática visa proporcionar aos estudantes que estão em fase de conclusão da sua etapa na Educação Básica, ou seja, estão no último ano do Ensino Médio, o contato com uma linguagem matemática mais formal e abrangente, que possa prepará-los para encarar os processos seletivos para a sequência dos estudos acadêmicos em nível de graduação, através de um embasamento para realizarem com êxito provas do ENEM e vestibulares em geral, e ainda, permitir que os estudantes tenham contato com tópicos de matemática distintos dos conteúdos estudados regularmente na educação básica, permitindo aos interessados em participar desta ação, uma formação mais completa que contribua para a sua carreira profissional e o exercício digno da cidadania. Através de encontros semanais entre os professores e estudantes voluntários envolvidos na concepção deste projeto, pretende-se preparar materiais de estudos e atividades didáticas que possam ser aplicadas nos encontros com o público desta ação e que sejam eficazes em atingir os objetivos traçados para a mesma, possibilitando uma aprendizagem em matemática mais enriquecedora e integral na formação básica dos estudantes.

 

O lado colorido da força: aprendendo sobre a diversidade com a cultura pop

Coordenação: Catia Eli Gemelli

Resumo da Proposta: O dia 28 de junho é considerado um marco do movimento de igualdade civil da comunidade LGBTQIA+, em referência à Revolta de Stonewall Inn, ocorrida em Nova York em 1969. Após várias represálias por parte das autoridades a bares frequentados por pessoas LGBTQIA+, eclodiram protestos em várias cidades estadunidenses, e, no ano seguinte, ocorreu a 1ª Parada do Orgulho Gay. Para lembrar a data e fortalecer a luta pelos direitos da população LGBTQIA+, convidamos para o evento on-line “O lado colorido da força: aprendendo sobre a diversidade com a cultura pop”, com o doutor em Comunicação Social, professor e pesquisador Christian Gonzatti. O bate-papo será promovido no dia 28 de junho, às 19h, com transmissão pelo Canal do Youtube do Campus Osório, e mediação de Olívia Tavares (NEPGS/Canoas). Christian Gonzatti é autor do livro “Pode um LGBTQIA+ ser super-herói no Brasil?” e criador da plataforma digital @diversidadenerd_ , criada para divulgar e produzir conteúdo sobre questões de gênero, sexualidade e outras diversidades na cultura pop. A atividade é organizada pela Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) e os NEPGS (Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade) NAAF (Núcleos de Ações Afirmativas) dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Farroupilha, Osório, Rolante, Sertão, Vacaria e Viamão do IFRS.

 

O papel da escola na constituição da identidade da mulher negra

Coordenação: Adriana Silvester Quadros

Resumo da Proposta: A proposta se constituirá de uma palestra cujo título será: O papel da escola na constituição da identidade mulher negra. Esta palestra tem como objetivo marcar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha que ocorrerá no dia 25/7. A palestrante irá discorrer sobre a temática, refletindo a respeito de como a mulher negra se constitui a partir da escola. Quais vetores influenciam, ou não, na sua constituição identitária. O evento está sendo organizado numa parceria entre o Neabi – Campus Osório com o Nepgs – Campus Osório.

 

O ensino de Língua Inglesa na prática: micropráticas de ensino de inglês para a comunidade

Coordenação: Rafaela Fetzner Drey

Resumo da Proposta: A presente proposta constitui-se como um projeto de extensão curricularizada vinculado à disciplina de Metodologia e Laboratório de Ensino de Inglês do quarto semestre do curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês do campus Osório. Ao longo da disciplina, serão discutidas metodologias e abordagens para o ensino de língua inglesa na escola básica atual, e também serão preparadas atividades de língua inglesa que desenvolvam as quatro habilidades linguísticas e que podem ser aplicadas tanto a alunos de ensino fundamental quanto de ensino médio. Visando proporcionar aos alunos experiências práticas de ensino de língua inglesa e também oferecer novas perspectivas de estudo da língua estrangeira aos alunos de escolas públicas da comunidade, serão preparadas atividades específicas de língua inglesa que serão ministradas pelos alunos-professores licenciandos ao longo de oficinas realizadas em escolas públicas municipais e estaduais do município de Osório. Ao término das oficinas, os alunos-professores irão produzir relatórios de experiência da microprática de ensino, compartilhando suas práticas em grupo para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira na escola atual.

 

Laboratório de Letras: aproximando a licenciatura e a comunidade

Coordenação: Rafaela Fetzner Drey

Resumo da Proposta: A presente proposta constitui-se como um projeto de extensão curricularizada vinculado à disciplina de Metodologia e Laboratório de Ensino de Inglês do quarto semestre do curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês do campus Osório. Ao longo da disciplina, serão discutidas metodologias e abordagens para o ensino de língua inglesa na escola básica atual, e também serão preparadas atividades de língua inglesa que desenvolvam as quatro habilidades linguísticas e que podem ser aplicadas tanto a alunos de ensino fundamental quanto de ensino médio. Essas atividades serão oferecidas pelos licenciandos matriculados na referida disciplina no Laboratório de Letras (CELL – Centro de Estudos em Língua e Literatura), localizado no bloco C do campus Osório do IFRS. Além de fortalecer as práticas de ensino de línguas do curso de Letras e proporcionar aos alunos de licenciatura experiências práticas de ensino de língua inglesa, um dos objetivos centrais deste projeto é que o espaço ofereça novas perspectivas de estudo da língua estrangeira aos alunos de escolas públicas da comunidade, reforçando o papel social da instituição e do curso para com a região através da extensão curricularizada. Para dar conta desses objetivos, serão planejadas atividades específicas de língua inglesa que serão ministradas pelos licenciandos ao longo de 5 oficinas nas dependências do Campus Osório. Outrossim, como objetivo secundário, temos a revitalização do espaço do laboratório, organizando os materiais didáticos que podem subsidiar os planejamentos dos licenciandos.

 

Projeto PIPE – Ano III

Coordenação: Karen Selbach Borges

Resumo da Proposta: Pipe é o material pedagógico produzido a partir da reciclagem de filmes de raio-X, canudinhos de refrigerante e tampinhas de garrafa PET. Sua criação foi inspirada nos brinquedos de encaixar e montar como o Lego, o qual é um excelente produto, mas de valor muito alto para aquisição pelas escolas públicas, as quais estão constantemente necessitando de recursos financeiros para conseguirem manter as portas abertas. O Pipe está registrado sob a licença C.C – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Como objetivo geral, o projeto Pipe visa distribuir material pedagógico de baixo custo para as escolas públicas. Como objetivos específicos buscamos também: 1) capacitar professores para desenvolverem atividades de aprendizagem criativa; 2) desenvolver ações educativas que promovam a consciência ambiental; 3) incentivar o uso de material reciclado na confecção de produtos pedagógicos de qualidade; 4) oferecer a oportunidade de trabalhar com material concreto, similar ao Lego, a todas as crianças independente de sua condição sócio-econômica.

 

Presença e Permanência guarany no Litoral Norte Gaúcho

Coordenação: Alexandre Ricardo Lobo de Sousa

Resumo da Proposta: O evento objetiva divulgar a pesquisa e o conhecimento já existente referente a presença guarany no Litoral Norte Gaúcho

 

Oficina de Libras

Coordenação: Aline Dubal Machado

Resumo da Proposta: O projeto de extensão Oficina de Libras, tem como intuito difundir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), objetivando que todas as pessoas possam se comunicar e interagir com a comunidade surda, bem como oportunizar a aprendizagem desta língua gestual-visual (Lei 10.436/02). Outra finalidade deste projeto é a eliminação de barreiras da comunicação, possibilitando a inclusão das pessoas surdas no meio social e educacional. O público alvo da Oficina de Libras compõe-se de docentes, técnicos-administrativos, gestores, alunos, ex-alunos do IFRS, professores da Rede Municipal e Estadual, familiares de surdos e comunidade local e regional do Campus Osório do IFRS. Portanto, o Projeto de Extensão: Oficina de Libras, tem como proposta a divulgação, o ensino e o cumprimento da legislação atual em prol desta comunidade minoritária, que é a comunidade surda. Para isso, serão desenvolvidos, presencialmente, encontros com carga horária de 3 horas e mais 1 horas de atividades a serem desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem Mãos Sinalizantes. Assim, os participantes terão 4 horas de prática da Libras por semana durante 12 semanas. E, a professora coordenadora da ação terá 6 horas de atividades, pois além das presenciais terá mais 3 horas distribuídas entre planejamento e avaliação das produções realizadas pelos participantes. Considera-se importante aliar a prática da Libras presencial à virtual, pois assim, os participantes terão mais tempo em contato com a língua, bem como poderão conhecer novas formas de ensino e aprendizado através de ferramenta acessível e bilíngue como o AVA Mãos Sinalizantes.

 

Maçambique de Osório: memórias e narrativas

Coordenação: Marcelo Vianna

Resumo da Proposta: Na década de 1970 o folclorista Carlos Galvão Krebs realizou um registro documental em vídeo sobre o Maçambique de Osório, festividade afro-católica protagonizada historicamente pela comunidade negra local. No ano de 2021, em decorrência da organização do acervo documental deste já falecido pesquisador, tal documentário foi restaurado digitalmente. A proposta deste projeto é propiciar o retorno para a comunidade maçambiqueira deste importante registro etnográfico. O projeto consistirá na realização de atividade de exibição de tal registro para os membros que compõem o grupo do Maçambique, bem como para os quilombolas anciãos da Comunidade Quilombola de Morro Alto (da qual muitos são membros), e imediata realização de uma oficina de memória, a qual será gravada visando posterior produção de um curta-metragem. O projeto será desenvolvido de forma interinstitucional (Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense) por profissionais das áreas da História e Antropologia. Como resultado, espera-se contribuir com o processo de releitura da história do Rio Grande do Sul, a qual tradicionalmente invisibiliza ou minimiza o papel da comunidade negra em suas narrativas. Espera-se impactar na desconstrução de estigmas e repercutir no campo da cultura e da educação no sentido de valorizar a sua diversidade étnica e no enfrentamento à intolerância, indo ao encontro da Lei n. 10.639/2003 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, alinhando-se aos anseios de uma educação inclusiva e democrática.

 

VI Semana de Letras

Coordenação: Mateus da Rosa Pereira

Resumo da Proposta: O presente projeto apresenta a proposta de realização do quinto evento do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS Campus Osório. Intitulado “VI Semana de Letras”, o evento pretende oferecer aos acadêmicos das áreas de Letras e Humanidades e também ao público externo atividades que apresentem discussões frutíferas acerca da temática definida – ensino de língua e literatura. Serão realizadas atividades acadêmicas com oficinas, palestras e debates. Além disso, também serão realizadas atividades culturais ao longo dos três dias de evento, a ser realizado em novembro de 2022, no formato presencial.

 

Novembro Negro

Coordenação: Adriana Silvester Quadros

Resumo da Proposta: A proposta cujo título é Novembro Negro, tem como objetivo o debate de questões que envolvam a questão afro-brasileira. Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra, data máxima de reflexão acerca da questão do negro no Brasil. Em função da data, o NEABI do Campus Osório promoverá uma série de ações no mês de novembro. As ações envolverão apresentações artísticas e culturais e um ciclo de debates, onde pesquisadores de fora da instituição irão proferir conferências. Nesta proposta constarão apenas as atividades de conferências/palestras a fim de obtenção de certificados de participação por parte dos participantes.

 

VII Encontro de Libras e IV Seminário de Educação Especial Inclusiva do Litoral Norte: Educação Pós Pandemia

Coordenação: Aline Dubal Machado

Resumo da Proposta: Desde 2016 desenvolve-se o Encontro de Libras do Litoral Norte, sendo esse ofertado para estudantes de Libras, comunidade surda, familiares e amigos de surdos, bem como demais interessados. A proposta do evento iniciou para implementar ações que viessem a fomentar reflexões e formações considerando-se as competências do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRS Campus Osório. Assim, criou-se um espaço de diálogos e formações, a partir da intenção entre duas instituições, o IFRS – Campus Osório e o Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC). Para o ano de 2022, objetiva-se para o ‘VII Encontro de Libras e IV Seminário de Educação Especial Inclusiva do Litoral Norte: Educação Pós Pandemia’, para assim, fomentar discussões e reflexões do processo vivenciado quanto a educação na pandemia e pós. Para isso, ocorrerá o evento na noite do dia 24 de novembro com duração de 3h, as quais serão divididas em dois momentos: – Educação Inclusiva e Pandemia: possibilidades e desafios; – Da sala de aula para casa: como a pandemia mudou a educação de surdos. Dessa fora, considera-se o evento extremamente relevante, pois possibilitará um retorno ao presencial, a partir de um repensar as práticas e ações docentes desenvolvidas em tempos de distanciamento social e mudanças sociais, educacionais e econômicas. Logo, novos olhares poderão ser construídos num retorno a formação inicial e continuada.

 

Natal de Afetos – IFRS Campus Osório

Coordenação: Camila Vessozi da Silva

Resumo da Proposta: O projeto Natal de Afetos – IFRS Campus Osório tem por intenção mobilizar a comunidade do Campus em uma prática de acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, residentes no município de Osório. Tem por objetivo sistematizar um processo de arrecadação de brinquedos e de distribuição na comunidade, a partir de uma estruturação logística que contemple a organização, a manutenção, a higienização e a embalagem dos mesmos. Justifica-se pela consideração de que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito que oferece uma formação integral, humanizada, crítica e cidadã, mantendo uma responsabilidade com seus terrítórios e contextos de inserção. Ganha ainda mais materialidade pela compreensão de que olhar para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade é contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária. A metodologia consiste no desenvolvimento de uma campanha entre estudantes e servidores da instituição com vistas a arrecadar brinquedos, como também a organizar um processo de distribuição, considerando uma dinâmica específica para objetos novos e outra voltada aos usados, haja vista a previsão de manutenção, higienização e reforma. Destaca-se que o período de realização dá-se, em especial, pela época de Natal e pela potência de desenvolvimento de uma ação solidária ao final do ano.

 

 

 

EDITAL IFRS CAMPUS OSÓRIO Nº 25, DE 03 de JUNHO DE 2022 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO 2022

 

Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público – IFRS Campus Osório

Coordenação: Márcio Rogério Olivato Pozzer

2022 Discentes: Camila Porsch da Cunha, Helouyse Sauner de Oliveira, Tatiane da Cruz Pascoal Leite, Gilberto Renato Koelzer Júnior, Mariana Machado Da Silva, Steffany Sauner de Oliveira, Michele de Lemos Sifuentes, Camille Lima Petersen, Gabriel Eduardo Schmidt da Silva, David Cristopher Pellejero, Bruno Fernandes Mendes, Karla Luciane Santos de Oliveira, Emilim Nunes da Silva Ribeiro, Isadora Taylor de Souza Munari, Alice Andreoli dos Santos, Mariana Luiza Sedrez de Souza, Luana da Rosa Silva, Samara Barcelos da Silva Rosa, Letícia Szczepaniak Miranda, Gustavo Da Silva Otto.

Resumo da Proposta: A Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público é um programa interdisciplinar e participativo de produção de conhecimento e tecnologias que favoreçam o dinamismo econômico, cultural, social e político do Litoral Norte gaúcho. O programa objetiva incubar empreendimentos solidários com potencial econômico e projetos de instituições governamentais, buscando ampliação dos serviços produtivos, melhoria das condições de vida e autonomia de seus trabalhadores/as, inserção nos espaços de governança, bem como aprimoramento dos serviços públicos a população, por meio da geração de tecnologias sociais adequadas e ações cooperadas e em rede. A partir de uma dinâmica extensionista, tendo projetos realizados em parceria com cooperativas, associações e poderes públicos locais, a Incubadora vem buscando a consolidação e o fortalecimento de arranjos produtivos, sociais e culturais do litoral norte do Rio Grande do Sul. As parcerias se estabelecem a partir de problemas práticos que carecem de soluções complexas, demandando pesquisas aplicadas que resultem no desenvolvimento e na adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais. Tal relação se dá de maneira dialética a partir da isonomia dos saberes populares e acadêmicos, respeitando as peculiaridades regionais e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, a dinâmica estabelecida, fundada na gestão democrática, promove a constituição de um ambiente de experimentação e de vivência técnica e profissional, fundamental para a formação dos estudantes. Nesse sentido, os projetos articulam ensino, pesquisa e extensão, comprometendo-se com o desenvolvimento regional, a formação de redes de cooperação, o empreendedorismo solidário, o cooperativismo e as inovações na gestão pública.

 

EDITAL IFRS Nº 16/2022 APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

 

O processo de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma memória oral de seus protagonistas

Coordenação: MARCELO VIANNA

2022 Discentes: Reni Rogete Rosa Ferreira Júnior

Resumo da Proposta: Originados como uma política pública consolidada no segundo governo Lula (2006-2010), os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – instituídos pela Lei 11.892, de 29.12.2008 – constituíram um modelo de educação profissional capaz de aproximar os estudantes do mundo do trabalho a partir de uma concepção omnilateral de educação, como alternativa à dicotomia presente no campo educacional brasileiro. Este projeto visa conhecer e discutir o processo de formação dos Institutos Federais a partir das memórias narrativas dos indivíduos protagonistas (especialistas, gestores, políticos, futuros reitores) atuantes, analisando e divulgando seus depoimentos à comunidade. A partir das concepções da História Pública, da História Oral e da Educação Profissional, espera-se divulgar e constituir um acervo de depoimentos e fontes documentais como patrimônio cultural material e imaterial relativo à memória de formação dos Institutos Federais, subsidiar estudos que permitam compreender perfis de atuação dos agentes que trabalharam pela formação dos Institutos Federais e contribuir para reflexões entre as propostas originais e as práticas educacionais e experiências de estudantes e docentes.

 

Feio e bonito é o mesmo preço: Relações de Trabalho e Diversidade no Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Coordenação: CATIA ELI GEMELLI

2022 Discentes: Camila Porsch da Cunha, Pietro da Silva D’Agostini, Luís Henrique Silva da Rosa

Resumo da Proposta: “Vocês sabem que feio e bonito é o mesmo preço, né gente? Então vamos cuidar muito nas nossas contratações” – trecho de áudio gravado por uma funcionária de rede de farmácias do litoral norte do Rio Grande do Sul (RS) e nacionalmente divulgado em outubro de 2022. O áudio, referenciado no título deste projeto, expressa elementos de preconceito e discriminação – tais como LGBTFobia, gordofobia e etarismo – e fomenta a discussão sobre como as organizações abordam os elementos de diversidade organizacional em suas políticas e práticas de gestão de pessoas. Compreende-se a diversidade como um conceito polissêmico que abarca noções de representatividade, proporcionalidade, equidade de oportunidades, respeito às diferenças e inclusão (Fraga, Colomby, Gemelli & Prestes, 2022). Dado esse entendimento, a diversidade abrange questões relativas a gênero, corpo, estética, deficiência, raça, cor, etnia, geração, sexualidade, orientação sexual, religião, formação, classe social, origem geográfica e cultural, entre outras. O objetivo geral deste projeto é desenvolver ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática da diversidade nas relações de trabalho. Contemplará pesquisa qualitativa sobre políticas e práticas de diversidade organizacional, aplicada a profissionais responsáveis pelas políticas e práticas de gestão de pessoas de organizações públicas, privadas e do terceiro setor do litoral norte do RS; ações de formação – tais como palestras, rodas de conversa e cursos de curta duração – sobre a diversidade nas relações de trabalho, voltados à comunidade interna e externa do IFRS Campus Osório, com ênfase nos processos de gestão de pessoas; e produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais focados na temática da diversidade nas relações de trabalho.

 

IFRS Osório mais sustentável – Fase 1

Coordenação: LISIANE ZANELLA

2022 Discentes: Gabriel Ribeiro Moreira

Resumo da Proposta: A principal alternativa para a redução do impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos gerados em abundância pela sociedade atual, caracterizada pelo consumo desenfreado e descarte irresponsável, é o Gerenciamento Integrado desse material – reunião de diversos órgãos da sociedade civil e da administração pública buscando realizar uma melhor gestão desses resíduos (IBAM, 2001). Para implementá-la, é necessário desenvolver iniciativas de sensibilização e conscientização da população. Visando contribuir com esse gerenciamento, nosso projeto tem como principal objetivo orientar a comunidade interna do IFRS Campus Osório, bem como a comunidade externa, sobre a separação e a destinação correta dos resíduos sólidos. Para tanto, nossa equipe (composta por docentes, servidores técnico-administrativo e discentes) realizará uma pesquisa-ação – considerando a descrição das situações concretas relacionadas ao tema do projeto e análise das mesmas com base em pesquisa teórica prévia. Iniciaremos com uma revisão bibliográfica dos tópicos fundamentais à proposição das ações. Na sequência, serão efetuadas as seguintes etapas: organização de momentos de formação interna (palestras, oficinas, etc. a serem ministradas tanto por integrantes da equipe como também por agentes externos, como membros Secretarias do Meio Ambiente, Emater, entre outros); elaboração de materiais para a divulgação do conteúdo obtido nas etapas anteriores (em um primeiro momento, a divulgação ocorrerá no campus, depois, externamente, em locais específicos do município de Osório e adjacências); aplicação de questionário para sondagem dos conhecimentos prévios do público-alvo objetivando uma participação mais ativa do público; e, por fim, criação e oferta de oficinas de sensibilização voltadas à comunidade interna.

 

EDITAL IFRS Nº 034/2022 – CONCESSÃO DE APOIO FINANCEIRO PARA AÇÕES DE EXTENSÃO PROPOSTAS POR ESTUDANTES DO IFRS

 

Sociedade em Movimento

Coordenação: Danieli da Rosa Borges (Agnes Schmeling)

Resumo da Proposta: O projeto “Sociedade em Movimento” visa a realização de ações socioculturais em escolas públicas, proporcionando reflexão e aprendizado sobre assuntos recorrentes ao meio social, cultural e político, viabilizando o desenvolvimento crítico, criativo e cidadã de cada participante. Metodologicamente, o projeto é desenvolvido em uma escola estadual e em uma escola municipal da cidade de Maquiné/RS, com alunos das séries finais do ensino fundamental e com alunos do ensino médio. A cada mês haverá um(a) assunto/uma ação específico(a) a ser abordado(a), como: influência da política na nossa vida, arte como expressão, a cultura dos povos indígenas no RS, lixo/reciclagem, meio ambiente/reflorestamento, gênero & identidade, diversidade sociocultural e visita dos alunos participantes ao Campus Osório. Essas temáticas serão desenvolvidas nas escolas contempladas por meio de encontros semanais de quatro a oito horas em cada instituição. Como resultado, aspira-se trabalhar com 30 alunos de cada escola; refletir sobre a construção social, cidadã e cultural e aprofundamento nas temáticas propostas.

 

Tá Sabendo? O Campus Osório sob o olhar dos estudantes

Coordenação: Gabriel da Silva dos Anjos (Gabriela Silva Morel)

2022 Discentes: MILENA RODRIGUES STEINMETZ, ANA CLARA RODRIGUES MARTINS, GABRIELA RIBAS DE SÁ, NAIRANA MACHADO RIBEIRO, ISADORA DE SOUZA GARCIA

LUANA DA ROSA SILVA, GIULIA MARQUES ALVES, ESTER NEZIÃ WATZKO, YASMIN DOS SANTOS LIMA, THAYLA MARIA DA COSTA SILVA, MALU DA SILVA SAVI, AMANDA TEIXEIRA ROST, PIETRA LUIZA KARLOH MACHADO.

Resumo da Proposta: O projeto visa reforçar o trabalho de divulgação das ações e oportunidades do Campus Osório por meio da criação de um novo veículo de comunicação: o informativo ‘Tá Sabendo?’. Idealizado e produzido por estudantes do Ensino Médio Integrado, será voltado para a imprensa, escolas e instituições parceiras da região do Litoral Norte gaúcho, prefeituras, além, é claro, de ser acessado por estudantes, pais e demais membros da comunidade. Com uma linguagem e diagramação mais informal, aproxima o público, apresentando de forma esmiuçada o que é notícia no site institucional, bem como o que pode ser de interesse da comunidade, como projetos, espaços e oportunidades. Será encaminhado quinzenalmente por e-mail como sugestão de pauta e de divulgação. E publicado na rede social Instagram, no perfil ‘Tá Sabendo’, terá seu alcance ampliado. Assim, além de contribuir para o aumento da visibilidade do Campus Osório diante da comunidade da região do litoral norte, vai atuar reforçando de forma positiva a imagem e a reputação da instituição.

Última atualização em 17/03/2023

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