Início do conteúdo

Núcleo de Memória – NuMem


Institucionalizado pela Portaria 112/2020, o Núcleo de Memória (NuMem) do Campus Osório tem por objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus. É vinculado ao Núcleo de Memória do IFRS – programa institucional, de caráter interdisciplinar e multicampi que visa a consolidação da memória e da identidade da instituição, por meio do resgate e da socialização da história da IFRS, seja ela anterior a sua criação ou posterior a ela.

São membros do NuMem Campus Osório os servidores Maria Augusta Martiarena de Oliveira (presidente), Marcelo Vianna (NuMem/IFRS e campus Alvorada), Luana Monique Delgado Lopes e Gabriela Morél; as estudantes  Júlia Ferri Pinto e Giulia Oliveira Haubert; e a representante da comunidade externa Fernanda Cristina Ferreira.

O contato com o Núcleo de Memória do Campus Osório pode ser feito pelo e-mail [email protected]

Para saber mais ou colaborar com o projeto do IFRS, acesse o site do NuMem: memoria.ifrs.edu.br

 

Atividades Promovidas

Desde o ano de 2019, integrantes do Núcleo de Memória do Campus Osório (NuMem) estão envolvidos na organização de documentos históricos e de fotografias digitais. Porém, o envolvimento do campus começou bem antes, em outubro de 2017, com a participação da docente Maria Augusta na criação e implantação do Programa Núcleo de Memória do IFRS.

O NuMem Campus Osório conduziu a celebração dos 10 anos da unidade, comemorados em 2 de agosto de 2020. Diversas atividades foram realizadas, envolvendo os públicos de relacionamento do campus de forma ativa, uma vez que uma instituição é feita, principalmente, pelas pessoas.

Em maio, o grupo lançou a contagem regressiva de 3 meses para o grande dia da comemoração e, de lá pra cá, convidou a comunidade interna e externa para participar de várias ações pelas redes sociais do campus. Já foram feitas lives para rememorar histórias e vivências do passado, playlist comemorativa, campanha para destacar lembranças por vídeo e fotos e um formulário para envio de fotografias para o acervo do NuMem.

Muita outras ações estão sendo programadas, marcando o ano inteiro de celebração. Fique atento e participe!

Última atualização em 31/07/2023

Fim do conteúdo